O aguardado console Nintendo Switch 2 tem sido alvo de muitas especulações e expectativas em relação ao seu desempenho. No entanto, segundo informações recentes compartilhadas por um leaker notável no X/Twitter, conhecido como Kepler, o console pode não atingir o nível de desempenho do Xbox Series S. De acordo com Kepler, que possui conhecimento aprofundado sobre hardware, o chip T239 do Nintendo Switch 2 não seria capaz de competir com o desempenho do Xbox Series S, mesmo considerando suporte a Ray Tracing.
Guerrilla perdeu 10% de sua força de trabalho
Kepler destacou que, em termos de especificações, o chip T239 com 12 SMs Ampere e uma largura de banda de memória de 102 GB/s não se compara aos 20 CUs RDNA2 do Xbox Series S, que possui uma largura de banda de memória de 224 GB/s. Mesmo com o suporte rumorejado a Ray Reconstruction, que poderia melhorar o desempenho de Ray Tracing do Nintendo Switch 2, este ainda ficaria atrás do Xbox Series S nesse aspecto.
Além disso, o leaker apontou que, mesmo se o chip T239 fosse um SoC de desktop com TDP de 50W e clocks de 2GHz, ainda assim perderia para o Xbox Series S em desempenho bruto, sem considerar técnicas de upscaling como o NVIDIA DLSS.
Com o lançamento do Nintendo Switch 2 rumores apontam para o início do próximo ano, ainda levará algum tempo até que mais informações sobre o console sejam reveladas. Especula-se que o sistema já esteja pronto para o lançamento há algum tempo, mas foi adiado para garantir estoque suficiente e evitar os problemas de disponibilidade enfrentados pelos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X|S após seus lançamentos.