Review: Classified France ’44
Mostrando a parte da resistência francesa em um dos dias históricos mais importantes da segunda guerra.
Nesse Review de Classified France ’44, iremos explorar o que o desenvolvedor Absolutely Games e a publicadora Team17 conseguiram nos entregar ao lançar um game sobre um grupo relativamente pouco explorado nos games de guerra: a resistência francesa.
Classified France ’44 está disponível para PC (via Steam), PlayStation 5, Xbox Series X e Series S. O game está dublado em inglês e conta com legendas e interface em PT-BR
A resistência francesa e sua importância no dia D
Em Classified France ’44, controlamos um grupo de paraquedistas com o seguinte objetivo: contactar a resistência francesa, recrutar soldados e sabotar e enfraquecer a resistência alemã na França para auxiliar na invasão da praia de Omaha no dia D.
Nosso grupo inicial é composto de 3 personagens. Vincente “Foguete” Tremblay é um batedor canadense super discreto, com uma boa mobilidade. Tom “Monarca” King, é um britânico especialista em explosivos. E Willard “Jóquei” Cassady é um americano que comanda a unidade sendo seu capitão.
Após o salto, um vento separa os membros da unidade e temos nossa primeira missão que funciona como um tutorial onde precisaremos encontrar os outros membros de nossa unidade. Ao longo da partida, teremos missões de resgate onde encontraremos novos personagens com habilidades, características e nacionalidades diferentes.
O foco narrativo baseado em um fato histórico é sempre complicado. Pois, é necessário manter os eventos reais os mais fidedignos possíveis, sem perder o foco no entretenimento. E nesse ponto o game se saiu muito bem, conseguindo ser cativante e, ao mesmo tempo, não muito pesado.
Cidades em chamas, bunkers… o cenário da guerra.
Visualmente, Classified France ’44 é um jogo bem simples, porém bonito. Não possui gráficos maravilhosos, mas cumpre bem o seu papel. O cenário de guerra destruído, casas em chamas, veículos da época, uniformes, armas, tudo está bem colocado. Além disso, podemos comprar e ganhar armas e roupas que servem a diferentes classes, nacionalidades e sexo, criando uma personalidade ainda maior para os personagens – e, obviamente, os melhorando.
No entanto, Classified France ’44 possui alguns pontos fraquíssimos nesse quesito. Primeiramente, suas animações. Algumas são bastante lentas e esquisitas, fazendo com que algumas missões comecem a ficar chatas com o tempo. Por exemplo, nas missões furtivas, a movimentação dos personagens é bem lenta, o que faz sentido, já que andamos agachados, além das eliminações furtivas, que, em alguns momentos, aproxima a câmera e faz uma animação específica. Porém, não temos a opção de acelerar essa animação, o que faz com que ela se torne um pouco chata com o tempo.
Da mesma forma, ao atirarmos nos soldados, temos um impacto simples, sem sangue, e quando o mesmo morre, seu corpo simplesmente desaparece do cenário. Eventualmente, esses tiros também produzem uma animação por cima do ombro, mas em alguns momentos algum objeto fica na frente e não enxergamos nada. Outro detalhe é o sniper, que ao invés de colocar o olho na mira, dá quase um ‘hip shot’.
Por último, já estamos em um cenário de guerra, muitas vezes em meio ao caos e destruição. Mas, as explosões simplesmente não possuem impacto no ambiente, o que me tirou uma boa parte da imersão. Acredito que aqui possa ter uma questão para manter a classificação etária um pouco menor, porém, não acredito que esses detalhes possam aumentá-la de forma considerável.
Classified France ’44 se compara a XCOM, mas tem sua própria personalidade
Classified France ’44 se espelha em jogos como XCOM, possuindo batalhas de turno, chances de acerto, coberturas e etc. Mas sim, ele possui uma personalidade muito própria. Começando pelo combate, não temos uma quantidade x de ações e sim uma quantidade de ações que representam tudo. Começamos com 12, podendo utilizar ela para nos movermos e realizar ataques ou habilidades. Algumas custam mais ações, outras menos, assim como umas terminam o turno do personagem ao serem usadas e outras não.
No ataque, temos a típica chance de acerto, calculado baseado na distância, cobertura, arma e habilidades do personagem. E aqui, temos mais outra característica de Classified France ’44. Além dos pontos de vida, todos os personagens possuem moral. Essa é afetada mesmo nos erros, representando a pressão que se é estar em um campo de batalha sendo fuzilado. Quando ela cai pela metade, nossos pontos também caem. E quando a mesma zera, o personagem fica abalado e fica sem ação por uma rodada. Ou seja, visto de um ponto tático, temos essa estratégia extra para pensarmos no campo de batalha.
A evolução dos personagens também tem um diferencial interessante. Temos uma árvore de habilidades que podem ser encaminhadas como preferirmos. Basicamente, isso gera cinco possíveis caminhos de construção para eles. Por exemplo, o soldado pesado pode seguir o destruidor, brutamontes, tanque, artilheiro ou um estilo híbrido, de acordo com o gosto do jogador.
Missões com inimigos competentes tornam algumas batalhas difíceis – e divertidas
No mapa de campanha, temos diversos conteúdos. Começando pelas missões. Temos 3 tipos, assalto, emboscada e furtividade. A primeira é autoexplicativa, já entramos de cabeça na ação. Furtividade, podemos completar sem nenhum combate, mas confesso que essa exige muita paciência e se tornou um tanto cansativa com o tempo. Já a emboscada é um misto entre as duas. Entramos furtivamente na missão e podemos matar uma quantidade x de inimigos antes de começar o combate, facilitando bastante – ou não.
No mapa, podemos visitar nosso acampamento, onde eventualmente existe interação entre os personagens. Além disso, podemos mudar seu visual e armas, ganhando bônus, danos melhores etc. É nele que também avançamos de nível, conferimos sua história, seus status etc. Vale avisar, que para dificultar mais ainda Classified France ’44, cada vez que entrarmos em uma missão, nosso personagem pode se ferir, ficar abalado e cansado. Ou seja, é recomendado descansar ou se curar entre as missões, pois cada uma e sequência o deixa mais enfraquecido.
Outra função do mapa é designar tarefas para eles. Podemos enviá-los em treinamentos, enfermarias, reforçar facções entre outros. E falando nelas, temos 3 diferentes que, ao evoluirmos nosso relacionamento, são disponibilizados novos e melhores itens para compras, utilizando os recursos que ganhamos em cada missão. Cada ação pelo mapa tem um consumo x de dias. Isso porque nossa missão é enfraquecer os alemães e recrutar ao máximo para a resistência aguardando a chegada do dia D.
Para finalizar, é importante mencionar que a IA dos adversários se provou bastante eficiente. Estou acostumado em alguns jogos do gênero organizar os soldados de modo que eles fiquem prontos para emboscar o inimigo, que sempre corria como um louco na direção deles. Aqui, eles são espertos o suficiente para retribuir o favor. Sem contar que existe uma variedade relativamente boa deles, com habilidades e resistências diferentes. Resumindo, Classified France ’44 consegue ser inovador e desafiador ao mesmo tempo.
Músicas e efeitos sonoros típicos
Classified France ’44 possui uma trilha sonora que poderia ter vindo de qualquer outro jogo, séries ou filmes sobre a segunda guerra mundial. E não, isso não é nem um pouco ruim ou repetitivo, muito pelo contrário. Enquanto jogamos, ouvimos uma música melancólica tocada com instrumentos típicos que não sei identificar, acredito ser trompete ou algo do gênero. Isso torna o jogo ainda mais imersivo em sua temática, além de ser agradável, apesar de trazer a melancolia que se vivia naquele momento.
Seus efeitos sonoros também entram nesse mesmo patamar. Os sons dos disparos, explosões e afins se encaixam perfeitamente nas armas que estamos utilizando. E sua dublagem também tem seu mérito. Comentei em outros reviews como eu me frustrava ao jogar algo com personagens de outra nacionalidade. Tudo bem, isso pode ser considerado apenas um gosto pessoal. Mas não fica mais imersivo quando você pega um alemão e ele fala, bem, alemão? Pois é, aqui isso acontece parcialmente, mas existe uma lógica por trás.
Primeiramente, sim, os alemães falam sua língua nativa. Sempre fazendo gritos de guerra, incentivo, medo ou avistamento que, obviamente, eu não sei o que significam. Já nossos soldados não entram no mesmo patamar. Todos falam inglês – diferenciado corretamente apenas entre o inglês americano e o britânico. Porém, os soldados franceses também falam inglês, mas com sotaque. Como havia mencionado, há uma lógica por trás disso. Durante a segunda guerra, muitos soldados aprenderam outras línguas para facilitar a comunicação, ou usavam intérpretes. A primeira é o que faz mais sentido para a situação, pois imagine, dois soldados conversando e um intérprete repetindo o que o francês falou… Pensando bem, a ideia até que é divertida, mas seria muito cansativo.
Conclusão de nosso Review de Classified France ’44
Classified France ’44 é uma boa recomendação para os fãs, tanto do gênero, quanto da temática. Trazer uma história diferenciada e pouco explorada na maioria dos games foi um acerto em tanto. Infelizmente, seu visual ainda precisa de mais um polimento, principalmente em suas animações. Além de um modo de acelerar a movimentação dos personagens – opcional, claro – pois após um tempo – em especial em missões stealth – fica um pouco cansativo.
No entanto, sua jogabilidade consegue deixar bastante isso de lado, fazendo com o que o jogo seja bem divertido. Somado a tudo, temos uma trilha e efeitos sonoros condizentes, assim como uma boa dublagem que representa bem as nações e o momento. Em resumo, gostei muito da experiência no game e reforço minha recomendação. Principalmente porque os desenvolvedores já informaram que ainda mais conteúdos estão por vir.
Esse review de Classified France ’44 segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.
Uma bela combinação de estratégia e uma história pouco explorada
Visual, ambientação e gráficos - 6
Jogabilidade - 8
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 8
7.5
Bom
Classified: France '44 se provou bastante capaz de reproduzir um evento histórico com uma jogabilidade agradável, porém com animações duvidosas. No entanto isso não atrapalha a diversão que o game entrega, conseguindo um bom fator replay. Especialmente para fãs do gênero e tema.