NOTICIASPC

Rumores sobre NVIDIA GeForce RTX 50 Blackwell revelam detalhes

Novas informações sobre as GPUs GeForce RTX 50 "Blackwell" da NVIDIA surgem, incluindo configurações de memória.

Os rumores mais recentes sobre a próxima geração de GPUs da NVIDIA, conhecidas como GeForce RTX 50 Blackwell, foram compartilhados pelo leaker conhecido como Kopite7kimi. Entre os detalhes revelados, destacam-se os chips principais GB202 e GB203, além de expectativas em relação ao design monolítico e ao uso de memória GDDR7 de 28 Gbps nas primeiras versões.

Luigi’s Mansion 2 HD já tem data para chegar ao Switch

Os chips GB202 e GB203 são apontados como os principais da linha, com o GB202 sendo o chip completo e o GB203 representando metade da capacidade do GB202, uma configuração similar vista na série Ada. Ainda não está claro se a NVIDIA optará por um design monolítico ou de chiplets para esses GPUs, embora o GB100 para HPC/AI utilize chiplets.

Um ponto de destaque nos rumores é a mudança para uma interface de memória de 512 bits no chip GB202, diferente dos 384 bits do chip AD102 da geração Ada. Isso poderia significar um aumento significativo na largura de banda e na capacidade de memória, potencialmente chegando a 32 GB com uma largura de banda total de 1792 GB/s.

Além disso, há indicações de que os módulos de memória GDDR7 de 28 Gbps se tornarão o padrão nas primeiras versões dessas GPUs. Isso mudaria significativamente a hierarquia de memória em toda a linha GeForce RTX 50 “Blackwell”, com possíveis variantes apresentando interfaces de memória de 384 bits ou 256 bits para modelos mais acessíveis.

Vale ressaltar que essas informações ainda são rumores e a NVIDIA não confirmou oficialmente nenhum detalhe sobre a série RTX 50 “Blackwell”. No entanto, com a expectativa de lançamento para 2024, mais informações devem surgir à medida que nos aproximamos da data.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo