ANÁLISESHARDWARENOTICIASPCREVIEWS

Análise: Controle 8BitDo Ultimate

Família Ultimate da 8BitDo se destaca por customização, preço super competitivo e qualidade de construção

A 8BitDo tem se consolidado como uma marca respeitada no mercado de controles e acessórios para videogame. Com uma abordagem focada na qualidade, inovação e custo x benefício, a empresa vem ganhando cada vez mais espaço ao oferecer opções atraentes para os jogadores de diversas plataformas. A linha 8BitDo Ultimate e Ultimate Bluetooth, prometem entregar uma experiência premium, com diferenciais de software e por um preço mais acessível, principalmente para os brasileiros, que sofrem com controles se PS5 e Xbox caros.

O modelo desta análise é o Ultimate (sem Bluetooth). O modelo com Bluetooth tem outros adicionais como a disposição dos botões ABXY e analógicos que previnem o drift. Há também um novo modelo não-Bluetooth (2.4G), na cor roxa, que conta com hall effect. Este modelo conta com analógicos ALPS e layout do Xbox.

Review: Rise of the Ronin (A Ascensão do Ronin)

Esta unidade da análise não foi enviada pela 8BitDo ou qualquer outra loja. Foi comprada por mim, em minha conta particular da Aliexpress.

DESIGN E CONSTRUÇÃO

Ao retirar o controle da caixa, é impossível não ficar impressionado com o design cuidadosamente elaborado e a construção sólida, principalmente levando em conta o seu preço. Os formatos ergonômicos e o material de alta qualidade transmitem uma sensação de durabilidade e conforto para longas jogatinas. A textura diferenciada nos punhos não só traz um visual atraente, mas também proporciona uma aderência melhor, garantindo um grip firme mesmo durante as sessões de jogo mais intensas.

Os botões respondem com precisão e toque macio, transmitindo uma sensação tátil agradável. O Ultimate 2.4G se destaca ainda por trazer na caixa uma base de carregamento, permitindo recarregar a bateria integrada de forma conveniente e discreta. Fora que se torna um display para seu controle, caso você goste de mostrar seus acessórios em algum móvel de forma destacada.

SOFTWARE

Um dos principais diferenciais dos controles Ultimate da 8BitDo é o software dedicado oferecido pela empresa. Essa poderosa ferramenta coloca o poder da personalização nas mãos dos jogadores, permitindo ajustar praticamente todos os aspectos do controle de acordo com suas preferências. Desde o mapeamento completo de botões até o ajuste minucioso da sensibilidade dos analógicos e gatilhos, as possibilidades são praticamente infinitas.

A capacidade de criar e alternar facilmente entre diferentes perfis de configuração é uma característica marcante, permitindo que os jogadores otimizem seus controles para diferentes gêneros de jogos ou até mesmo para diferentes estilos de jogo individuais.

COMO É PARA JOGAR

O Ultimate 2.4G oferece uma experiência de jogo de primeira, repleta de recursos avançados e com sensação próxima de estar usando controles mais caros, como do PS5 e do Xbox Series. Os analógicos garantem movimentos suavese precisos. Os botões AXYB possuem boa sensação ao serem clicados e os gatilhos traseiros desempenham bem, inclusive para jogos de corrida.

A vibração ajustável adiciona uma camada extra de imersão aos jogos, permitindo que os jogadores personalizem a intensidade para se adequar perfeitamente a seus gostos. Os botões traseiros (paddles), ampliam as opções de controle, oferecendo atalhos convenientes para ações frequentes. Lembrando que nem o DualSense base e o Xbox Controller base oferecem paddles, apenas suas versões “pro”.

Além disso, a compatibilidade com diversos consoles é um grande chamariz. Eles podem ser usados em uma variedade de plataformas, incluindo Windows, Apple (iOS, iPadOS, MacOS e tvOS), Android, Raspberry Pi e Steam Deck (SteamOS). Inclusive é meu controle oficial para o Steam Deck quando dockado na TV.

CONCLUSÃO, VALE COMPRAR O 8BITDO ULTIMATE?

Os Ultimate da 8BitDo representa uma excelente opção para os jogadores que buscam alta qualidade, muitas opções de personalização e compatibilidade com múltiplas plataformas. Com um design premium, construção robusta e recursos avançados, esses controles oferecem uma experiência de jogo superior a um preço surpreendentemente acessível quando comparados às opções oficiais. Não é raro encontra-lo (e os modelos Bluetooth e 2.4G Hall Effect) partindo de R$150. Vamos deixar alguns links da loja oficial no Aliexpress aqui em baixo.

Ultimate 2.4G (ALPS e Hall Effect): https://tidd.ly/3TN2dks
Ultimate Bluetooth (Hall Effect e compatível com Nintendo Switch): https://tidd.ly/3TNj1bd

Seja para PC, smartphone ou Steam Deck o 8BitDo Ultimate merece destaque no cenário de controles. Custando menos da metade de controles do PS5 e Xbox Series, com uma qualidade próxima, ele se torna a melhor opção para quem está com orçamento limitado ou simplesmente não quer gastar muito para jogar nas plataformas compatíveis.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: DIAMANTE

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo