NOTICIASPC

AMD Ryzen 9000 Zen 5 aparece em drivers e confirma nova geração

Drivers mais recentes da AMD revelam CPUs Ryzen 9000 "Zen 5", indicando avanços na próxima geração de chips.

Os últimos drivers de chipset da AMD confirmaram a existência e o próximo lançamento das CPUs Ryzen 9000, baseadas na arquitetura Zen 5. A descoberta foi feita por HXL (@9550pro) e divulgada por meio de uma atualização de drivers fornecida pela ASUS. A versão do novo driver é a 6.03.19.217, sucedendo a versão 6.02.07.2300 lançada no mês anterior. Embora a maior parte do novo driver seja semelhante à versão existente, a principal adição é a série “MPMF-9000”, que deve corresponder à linha AMD Ryzen 9000.

Helldivers 2 supera vendas de Marvel’s Spider-Man 2

É importante notar que, como os drivers de chipset da AMD mencionam tanto componentes de desktop quanto móveis, ainda não está claro se os produtos listados são partes de desktop ou móveis da arquitetura Zen 5. Assim como nas outras famílias Ryzen, é possível que a linha Ryzen 9000 inclua chips baseados em arquiteturas Zen mais antigas, mas é provável que estes sejam os processadores Zen 5. A expectativa é que a próxima linha AMD Zen 5 inclua as SKUs Granite Ridge, projetadas para plataformas de desktop e compatíveis com placas AM5.

Fabricantes de placas-mãe como a ASUS já estão trabalhando no suporte inicial para AMD Zen 5, conforme visto nas últimas atualizações de BIOS AGESA para placas-mãe AM5. O novo PMF ou Driver de Gestão de Plataforma pode ser mais uma indicação da próxima geração da família de CPUs de desktop Ryzen “Zen 5”, uma vez que gerencia vários aspectos do chip.

A família AMD Ryzen “Zen 5” promete ser extensa, incluindo uma variedade de famílias como Ryzen 9000X/X3D (Granite Rapids), Ryzen 9055HX (Fire Range), Ryzen 9050H (Strix Point), entre outros, apenas no segmento de consumidores. Com isso, é esperado que o evento Computex 2024 da AMD esteja repleto de novos anúncios sobre a arquitetura Zen 5 de próxima geração e suas respectivas famílias.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo