NOTICIASPC

Mozilla Firefox agora suporta tecnologia RTX Video da NVIDIA

Navegador passa a oferecer vídeos com resolução aprimorada e HDR com IA

A NVIDIA anunciou que o navegador Mozilla Firefox agora oferece suporte oficial à tecnologia RTX Video AI Super Resolution. Com essa novidade, usuários do Firefox em PCs com GeForce RTX e estações de trabalho com RTX poderão assistir a vídeos com maior nitidez e detalhes, sem a necessidade de uma fonte de alta resolução.

PlayStation 5 atinge 59,3 milhões de unidades vendidas

A tecnologia RTX Video utiliza inteligência artificial para aprimorar automaticamente o conteúdo de vídeo com apenas um clique, integrando-se de maneira fluida ao navegador. A última versão estável do Firefox (v126) agora inclui suporte para RTX Video Super Resolution e HDR. Com isso, os usuários podem acessar facilmente recursos de upscaling com IA, remoção de artefatos e efeitos HDR para vídeos online.

O RTX Video é composto por dois componentes principais:

1. RTX Video Super Resolution: Aprimora vídeos de baixa resolução para uma imagem mais limpa e nítida. Ele analisa o vídeo de baixa resolução e utiliza deep learning para prever como seria a versão de alta resolução. O algoritmo então combina essa imagem prevista com uma versão tradicionalmente ampliada para eliminar artefatos de compressão e melhorar o resultado final.
2. RTX Video HDR: Analisa o conteúdo de vídeo SDR através de redes neurais de IA para adicionar informações HDR10, melhorando a visibilidade, detalhes e vivacidade.

Para habilitar o RTX Video, é necessário:

1. Atualizar para o driver GeForce RTX Game Ready mais recente, NVIDIA Studio ou NVIDIA RTX Enterprise.
2. Garantir que os recursos HDR do Windows estejam habilitados em Sistema > Tela > HDR.
3. Abrir o Painel de Controle da NVIDIA e navegar até Ajustar Configurações de Imagem de Vídeo > Aprimoramento de Vídeo RTX.
4. Ativar “Super Resolution” e “High Dynamic Range”.

Com essa atualização, o Firefox se junta a outros navegadores baseados no Chromium, como Google Chrome e Microsoft Edge, que também suportam a tecnologia RTX Video. Além disso, players de vídeo populares como VLC também são compatíveis com o RTX Video Super Resolution.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo