O teclado sem fio Attack Shark K86 é uma opção robusta e acessível para usuários que procuram um dispositivo com boas funcionalidades e custo benefício. Disponível nas cores cinza e azul, ele se conecta via dongle 2.4 GHz, USB ou Bluetooth, atendendo a diversas necessidades de conexão. Mas será que vale a pena importá-lo?
DESIGN E CONSTRUÇÃO
O Attack Shark K86 possui um layout TKL em formato americano, com teclas em plástico PBT, conhecidas por serem mais duráveis e menos propensas a ficarem com aparência de gordurosas. O teclado também inclui um botão estilo knob de volume, telinha de LED para configurações rápidas ou para personalizações e uma fita de LED que ilumina a base, criando um efeito visual agradável.
O teclado também possui iluminação RGB na área das teclas, mas como as keycaps não são vazadas, ela só ilumina a base dos switches mesmo. Além disso, a iluminação é bem fraca, então se o seu foco é RGB, escolha outro modelo.
O cabo que acompanha o teclado para carregamento é do tipo A para C. Na parte inferior do teclado temos a chave seletora para o modo de uso, entra USB, bluetooth e 2.4GHz. Há também uma chave seletora para Windows e Mac. O design é bem agradável e na cor cinza remete ao estilo de teclados do começo da era dos PCs caseiros, com tons de cinza-escuro, cinza e cinza-claro.
Diferente de outros teclados que passaram por aqui, o Attack Shark K86 flexiona um pouco ao ser torcido. Já era esperado pelo peso do teclado, que também está entre os mais leves dos mecânicos a passar pela redação. Mas, no geral, a sensação é de boa qualidade de construção. Podia ter um pouco mais de refinamento nas extremidades, mas não há nada que possa machucar ou incomodar.
SWITCHES
O Attack Shark K86 é equipado com switches lineares próprios da Attack Shark, sendo lubrificados de fábrica, proporcionando uma digitação suave. O barulho é bem agradável aos ouvidos, acertando precisamente em quem busca uma boa resposta sonora e nada muito estridente, para poder usar sem incomodar quem mora com você ou te incomodar após longas horas digitando.
A resposta tátil também é excelente, principalmente com o dongle mais próximo do teclado. Inicialmente deixei a uma certa distância, com um móvel no caminho e por vezes algumas teclas falhavam em jogo. Digitando toda hora ele pulava alguma letra. Depois que coloquei o adaptador no hub do meu monitor, ficou perfeito.
As teclas poderiam ter um pouco mais de estabilidade. Mas estão mais para o lado bom do que para o lado ruim. Sambam um pouquinho, sendo engraçado perceber que a barra de espaço é bem firme, sendo a que menos samba de todas.
O knob de volume não tem switch, mas até o seu clique é satisfatório.
SOFTWARE
O software do Attack Shark K86 é extremamente completo, oferecendo recursos como remapeamento de teclas, criação de macros, personalização da iluminação e até a opção de sincronizar data e hora com o PC. Além disso, é possível personalizar a telinha de LED com imagens ou GIFs, adicionando um toque personalizado ao teclado.
Attack Shark K86 PRÁTICA
Para este review puder jogarno Attack Shark K86 uma gama diferente de estilos. Desde competitivo, como CS2, até outro FPS com abordagem completamente diferente, como Destiny 2. Foi muito fácil se adaptar vindo do teclado que estava usando antes, sendo a curva de aprendizado muito pequena.
Utilizando ele com o dongle 2.4GHz não percebi atrasos perceptíveis e nenhum input não identificado. Digitar longos textos também é uma boa experiência. O switch é bem responsivo e é provável que a lubrificação de fábrica traga uma suavidade extra.
Único ponto de atenção mais sensível ficou para a bateria. Mesmo com todos os RGBs desligados e com a telinha sem nenhuma animação em GIF, achei que a bateria poderia durar um pouco mais. Preciso carregar toda semana, mesmo usando poucas horas de noite. Uma bateria mais gorducha seria muito bem-vinda. O display que mostra o nível da bateria é meio problemático, fica pouquíssimo tempo mostrando carga máxima ou quase máxima. A maioria do tempo ele mostra metade ou menos, sendo que não reflete a realidade do uso.
CONCLUSÃO
Com um preço médio no Aliexpress de 250-300 reais fora de promoção e perto dos 200 com eventos e cupons o Attack Shark K86 oferece um excelente custo-benefício. Inclui recursos geralmente encontrados em teclados de faixa de preço superior, como switches lubrificados, diversas opções de conectividade e software completo, design bacana e desempenho sólido. Só fica devendo no RGB mais agressivo para quem curte. Quem gosta de algo mais discreto, como eu, não faz a menor falta.
Lembrando que no momento que este review do Attack Shark K86 foi publicado, a taxa para produtos abaixo de 50 dólares está no processo final de tramitação do governo. Com todas as novas taxas, o preço do teclado deve mudar consideravelmente. Vale você analisar se vale a pena ou, talvez, procurar vendedores fora do remessa conforma.
NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: OURO