Arquiteto do PS5 fica surpreso com a adoção massiva de Ray Tracing e 60 fps
Arquiteto do PS5 comenta sobre avanços inesperados na geração atual de consoles

Mark Cerny, arquiteto líder do sistema PS5, revelou surpresa com a ampla adoção do ray tracing na geração atual de consoles. Em entrevista ao GamesIndustry, Cerny explicou que a inclusão do ray tracing foi uma decisão tardia e que esperava ver a tecnologia sendo utilizada mais adiante na geração. No entanto, vários títulos de lançamento já suportavam a tecnologia.
Cerny também destacou a tendência dos jogos rodarem a 60 frames por segundo (fps) como outra surpresa. Historicamente, ele esperava que mais jogos ficassem limitados a 30 fps, devido ao maior tempo necessário para renderizar gráficos detalhados. No entanto, a maioria dos jogos desta geração tem seguido a regra quase universal dos 60 fps.
Outro ponto abordado na entrevista foi o impacto das inovações do PS5 na indústria, especialmente em relação ao SSD do console, que pressionou o mercado de PCs. Cerny mencionou que a transição de exclusivos do PlayStation para o PC tem sido mais simples do que se esperava. Para compensar a ausência de recursos específicos dos consoles, os requisitos mínimos de CPU e RAM foram aumentados.
Cerny também está envolvido no desenvolvimento do modelo Pro do PS5, que ainda não foi oficialmente anunciado. Vazamentos indicam que o novo hardware incluirá recursos como o PlayStation Spectral Super Resolution e melhor desempenho de ray tracing. Essas inovações podem impactar a indústria de forma semelhante às do modelo base do PS5.
A entrevista completa de Mark Cerny oferece uma visão detalhada sobre as surpresas e avanços tecnológicos que têm moldado a geração atual de consoles, destacando a rápida adoção de novas tecnologias e o impacto contínuo das inovações do PlayStation na indústria de jogos.