Novas informações sobre os processadores Arrow Lake-S e Arrow Lake-HX da Intel foram divulgadas pelo leaker @Jaykihn. Esses CPUs de alto desempenho terão uma configuração de cache ligeiramente diferente dos CPUs Lunar Lake e melhorias significativas em relação aos Raptor Lake-S e Raptor Lake-HX.
Suposto Arrow Lake da Intel mostra 20% de melhora em relação ao 14900KS
Os CPUs Arrow Lake-S e Arrow Lake-HX manterão a mesma estrutura de cache L0d, L1d e L1i dos Lunar Lake, mas apresentarão diferenças no cache L2 e L3. Os núcleos P (Lion Cove) terão 3 MB de cache L2 e 3 MB de cache L3, enquanto os núcleos E (Skymont) terão 4 MB de cache L2 por cluster e 3 MB de cache L3 por cluster. Em comparação, os CPUs Lunar Lake possuem 2,5 MB de cache L2 por núcleo P e nenhum cache L3 dedicado para os núcleos E.
Os novos processadores contarão com duas principais configurações de dies: 8+16 e 6+8. A configuração de maior capacidade, 8+16, terá 24 MB de cache L3 para os núcleos P e 12 MB para os clusters de núcleos E, totalizando 36 MB de cache L3 e 40 MB de cache L2, resultando em um total combinado de 76 MB, um aumento de 12% em relação aos CPUs Raptor Lake-S/HX.
Além das melhorias em cache, os CPUs Arrow Lake-S e Arrow Lake-HX também trarão avanços significativos em capacidades de IA. A arquitetura Xe atualizada permitirá um ganho de 3x no desempenho de GPU TOPS, passando de 3 TOPS nos Raptor Lake para 9 TOPS. O NPU será avaliado em 13 TOPS e o CPU verá um aumento de 87,5%, atingindo 15 TOPS. No total, os novos CPUs terão 37 AI TOPS, próximos aos 39 TOPS dos Ryzen 8000G “Hawk Point” APUs.
Outras melhorias incluem suporte para PCIe Hot-Plug, mais suporte para dispositivos eSPI, adição de interfaces I3C, aumento no número de entradas de stream de áudio DMA, streams de áudio bidirecionais HD, saídas de clock PCIe e pedidos de clock SRC.
Os CPUs Intel Arrow Lake-S e Arrow Lake-HX estarão disponíveis em uma nova plataforma LGA 1851 (placas-mãe série 800) e laptops de alto desempenho, com lançamento previsto para outubro.