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AMD FSR 3.1 SDK é lançado para desenvolvedores

Nova versão traz melhorias no upscaling, API atualizável e suporte para Vulkan e Xbox

O AMD FidelityFX Super Resolution FSR 3.1 SDK já está disponível no site GPUOpen.com para desenvolvedores. O anúncio foi feito durante a GDC 2024, destacando diversas atualizações e aprimoramentos na tecnologia.

Entre as principais novidades do FSR 3.1 estão a geração de quadros desacoplada do upscaling, melhorias na qualidade do upscaling, uma nova API FidelityFX atualizável e suporte para Vulkan e Dev Kit da Xbox. Com essas mudanças, a tecnologia agora se torna compatível com 60 jogos já disponíveis e futuros lançamentos.

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No aspecto técnico, a geração de quadros do FSR 3.1 não está mais vinculada ao processo de upscaling, graças à nova função “Frame Generation Prepare”. Isso permite que a geração de quadros opere com qualquer upscaler, incluindo soluções de terceiros.

A atualização também traz melhorias no upscaling, com melhor preservação de detalhes e menor instabilidade temporal. Novos recursos, como suporte direto para letterboxing, foram adicionados. A qualidade foi aprimorada em situações onde itens são excluídos das entradas da máscara reativa.

A nova API FidelityFX foi criada para facilitar a integração e atualização do FSR, utilizando um pequeno conjunto de funções DLL exportadas para criação, destruição, consulta, configuração e despacho de operações de efeito. Isso visa resolver a necessidade de reconstrução de jogos para cada nova versão do FSR.

O FSR 3.1 também passa a oferecer suporte para a API gráfica Vulkan, exigindo alguns dados adicionais da aplicação do lado do jogo para operar corretamente. A AMD recomenda desativar o Anti-Lag nas configurações de gráficos para uma melhor experiência de pacing de quadros.

Para um desempenho otimizado, é recomendado que os jogos rodem a um mínimo de 60 FPS antes de aplicar a geração de quadros. A tecnologia é compatível com uma ampla gama de produtos e plataformas, incluindo consoles, sem a necessidade de hardware de machine learning.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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