PS5 Pro pode rodar Elden Ring a 60 FPS com game boost e resolução dinâmica
Análise da Digital Foundry sugere que o PlayStation 5 Pro pode melhorar o desempenho de Elden Ring sem patches dedicados
O PS5 Pro pode ser a única plataforma capaz de rodar Elden Ring a 60 frames por segundo de maneira consistente, segundo uma nova análise da Digital Foundry. Durante o último episódio do podcast semanal, os especialistas em tecnologia testaram como o modo game boost do console pode melhorar jogos que não receberão patches específicos para o PS5 Pro.
PS5 Pro traz novo recurso de upscaling com IA, o PSSR
O teste utilizou uma GPU RX 6800, que é cerca de 45% mais poderosa que o PS5 base, possuindo 60 unidades de computação e velocidades de clock possivelmente similares. A análise focou em Elden Ring, usando a mesma resolução do modo Qualidade do jogo no PS5 base e configurações semelhantes. No entanto, não foi possível recriar as mesmas configurações idênticas no PC devido à ausência de opções de escalonamento de resolução dinâmica e ajustes de qualidade de configurações em tempo real disponíveis no console.
Mesmo assim, o teste mostrou que o modo game boost do PS5 Pro pode não garantir uma experiência a 60 FPS travados no modo Qualidade, já que em alguns momentos o jogo rodando na RX 6800 caiu para a faixa dos 50 FPS. No entanto, no modo Desempenho, com escalonamento de resolução dinâmica e ajustes de qualidade de configurações em tempo real, o console pode rodar Elden Ring a 60 FPS se o game boost entregar realmente o poder total da GPU do sistema.
Elden Ring não será o único jogo a se beneficiar de melhorias sem patches dedicados para o PS5 Pro. Jogos que utilizam AMD FSR 2 e escalonamento de resolução dinâmica também devem ver um aumento significativo na qualidade da imagem, já que quanto maior a contagem base de pixels, melhores são os visuais entregues pelo upscaler da AMD.
O PlayStation 5 Pro será lançado mundialmente em menos de dois meses, no dia 7 de novembro.