ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSXBOX

Preview – Earthion: o novo shoot’em up de Yuzo Koshiro com localização em português

Durante a gamescom latam, tivemos acesso antecipado a Earthion, o novo jogo do renomado compositor Yuzo Koshiro, conhecido por trilhas marcantes em clássicos como Streets of Rage, Shinobi e ActRaiser. Desenvolvido com as ferramentas e limitações do Mega Drive, Earthion se destaca não só por sua estética retrô fiel, mas também por sua jogabilidade moderna e desafiadora.

O jogo será lançado em 2025 para PC, consoles modernos (incluindo Nintendo Switch) e o próprio Mega Drive, com localização para o português brasileiro e divulgação no país a cargo da Masamune.

Uma experiência autêntica no Mega Drive

Mesmo sendo tecnicamente um jogo 16-bits, Earthion foi um dos títulos mais divertidos e completos apresentados na gamescom latam. Ousamos dizer que foi o melhor jogo que vimos no evento! Além de jogá-lo a portas fechadas, vimos a equipe da Masamune rodando o jogo em um Mega Drive portátil — e trata-se do mesmo código que será executado nas outras plataformas. Isso, por si só, demonstra o nível de otimização e o cuidado com que o jogo foi desenvolvido.

A estética visual impressiona, com cenários que variam do espaço sideral à estratosfera, trazendo transições marcantes, como a presença de nuvens carregadas e destroços flutuantes. Há também animações que simulam 3D e funcionam surpreendentemente bem dentro das limitações técnicas do Mega Drive.

É importante destacar que essa foi a primeira vez que o jogo esteve jogável fora do Japão, um fato que evidencia a importância do público brasileiro para o título.

Gameplay retrô com polimento moderno

Earthion segue a fórmula clássica dos shoot ’em ups (shmups), oferecendo movimentação em oito direções e confrontos intensos em rolagem horizontal. O diferencial está na barra de vida: em vez da tradicional morte instantânea ao ser atingido (one-hit kill), o jogador pode recuperar energia ao coletar orbes verdes, o que equilibra o desafio sem comprometer a tensão do combate.

Durante a demo, enfrentamos subchefes com padrões de ataque únicos, exigindo atenção a múltiplas ameaças — como uma garra mecânica e detritos espaciais simultâneos. Os chefes principais também requerem estratégia e leitura de padrões, indo além do simples “atirar sem parar”.

O controle é intuitivo, com três botões principais (pensando no layout do Mega Drive):

  • A: Disparo primário;
  • B: Ataque secundário;
  • C: Troca entre os dois tipos de arma selecionados.

Há uma boa variedade de armamentos — como mísseis, tiros diagonais, lança-chamas e um raio de plasma — e é possível alternar entre dois deles durante a fase. Entre as missões, o jogador pode realizar upgrades, como aumentar o dano, adicionar um terceiro ataque especial ou melhorar a barra de vida.

Uma trilha sonora à altura do caos

A trilha sonora de Earthion é um show à parte. Com composições eletrônicas intensas e ritmadas, Yuzo Koshiro imprime sua identidade de forma marcante, mergulhando o jogador no centro da ação. A música complementa perfeitamente o ritmo frenético do jogo, reforçando a atmosfera caótica e explosiva das batalhas espaciais.

Expectativas altas para o lançamento em 2025

Mesmo ainda em desenvolvimento, Earthion já mostra que não é apenas um experimento retrô: é um jogo tecnicamente impressionante, extremamente divertido e muito desafiador. A possibilidade de rodar exatamente o mesmo código tanto no Mega Drive quanto no PC e consoles modernos é um feito técnico notável.

Com localização em português e uma protagonista brasileira, Earthion tem tudo para conquistar não apenas os fãs nostálgicos dos anos 90, mas também uma nova geração que busca experiências arcade bem executadas. O lançamento está previsto para 2025, e nós mal podemos esperar para jogar a versão final.

Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:

• Página principal da Nuuvem
• Descontos para PC
• Gift Cards para PlayStation
• Descontos para Xbox
• Descontos para Nintendo

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo