ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS5REVIEWSXBOXXBOX Series X|S

Análise: Rise of Industry 2

Quem tiver tempo com certeza vai ter horas de diversão.

Criar fábricas automobilísticas, grandes minérios de ferros e outros produtos e gerenciar contratos com fornecedores e empresas. Essa é a proposta que o mais novo game da desenvolvedora SomaSim. Tendo seu antecessor feito um certo sucesso, será que essa continuação trará os mesmos resultados? Venha conferir o que achamos em nossa análise de Rise of Industry 2.

O game está disponível para PC (via Steam e Epic Store), para Playstation 5 e Xbox Series e não possui legendas nem interface em português.

Aproveite e compre Rise of Industry 2 em nossa parceira Nuuvem

Crie um império industrial

Em Rise of Industry 2, assumimos o papel de um empresário nos anos de 1980 nos Estados Unidos. Nessa função, precisamos criar e desenvolver indústrias dos mais diversos setores, como mineração, fabricação de produtos diversos e alavancar a economia da cidade local.

Rise of Industry 2

O game possui duas modalidades, uma campanha, onde teremos vários cenários e cidades norte-americanas e precisaremos atingir objetivos cedidos por fornecedores, como produzir e vender uma quantidade específica de produtos, conseguir produções e contratos maiores, entre outros.

A outra modalidade é um sandbox, onde não temos objetivos específicos, tendo total liberdade para construirmos a indústria que quisermos. Ambos são bem divertidos, mas o sandbox me atraiu menos, pois acredite, o game possui muitas opções, e falarei disso mais adiante.

Rise of Industry 2

Visualmente agradável, mas peca em detalhes

Em comparação ao seu antecessor, Rise of Industry 2 não traz grandes evoluções gráficas, porém existem, sim, uma certa melhoria. Seu visual é simples, o que é positivo de certo modo, pois conforme evoluímos no game, a quantidade de fábricas e movimentações poderiam causar um leve engasgo e quedas de frames, o que não senti em momento algum nas partidas.

E, embora simples, o game consegue ser bonito, entregando cenários, climas e construções bastante convincentes. É possível, por exemplo, aproximar a câmera e ver as máquinas trabalhando, os veículos de transporte, os funcionários e a população da cidade local.

Rise of Industry 2

No entanto, esses detalhes poderiam ser mais explorados. Por exemplo, quase não se vê pessoas andando nas ruas e apesar de vermos florestas – e as destruirmos com nossas construções – não existe uma fauna local. Da mesma forma, não temos eventos visuais práticos. Por exemplo, em um dado momento precisei desativar uma de minhas fábricas por um tempo devido a um incêndio. Essa informação veio apenas como um texto e um símbolo, porém não vi fogo algum e nem mesmo bombeiros.

Isso não torna Rise of Industry 2 feio ou desagradável, mas são detalhes que, com certeza, o tornaria muito mais agradável.

Rise of Industry 2

Complicado e divertido

Como havia mencionado, Rise of Industry 2 possui dois modos de jogo, sandbox e campanha. O sandbox foi o que menos me atraiu, pois senti a falta de um objetivo para me guiar. São tantas opções de indústrias que fica difícil decidir qual seria a mais atrativa para a região. Isso porque precisamos de matéria-prima para alguns produtos e a falta de acesso inicial ou até mesmo a escassez no mapa, faz com que seja necessário, se quisermos lucrar melhor, fazermos industrias voltadas para esse tipo de matéria-prima.
Já modo campanha, existem objetivos específicos que envolvem, em geral, atingir metas dos investidores. E podemos, inclusive, ao evoluir, pegarmos mais de um investidor com objetivos diferentes, abrindo o leque de opções diferentes de indústrias.

Sua jogabilidade é bastante complicada, mas acaba sendo divertida, porém, difícil de aprender. O tutorial ensina o básico do básico, que é como gerar contratos, rotas de transporte, construção das indústrias e suas instalações. Mesmo assim, nas partidas recebemos dicas de certas funcionalidades não apresentadas. Como, por exemplo, contratar funcionários para ativar certas funções, gerar vínculos com fornecedores e compradores, investir na cidade para atrair mais funcionários para nossa empresa, etc.

Rise of Industry 2

A parte mais difícil do game é conseguir um equilíbrio entre os contratos e as linhas de rota. A parte dos contratos é relação custo x lucro. Como muitas vezes não temos acesso a alguma matéria-prima, é necessário comprar com fornecedores. Da mesma forma, precisamos fazer contrato de venda. Encontrar equilíbrio é o verdadeiro desafio nessa parte, assim como nas rotas, pois precisamos dividir os materiais necessários de forma equilibrada para não estocarmos demais de uns produtos e menos de outros.

No geral, é realmente difícil e demanda um certo tempo para se adaptar, porém, esse desafio é justamente o que torna Rise of Industry 2 interessante.

Rise of Industry 2

O som das indústrias

Rise of Industry 2 possui uma trilha sonora tranquila e condizente com a temática, é possível, inclusive, fazer a troca da música de fundo com um rádio que possui uma playlist.

O único “problema”, é que o game apresenta tantos detalhes em sua jogabilidade, que fica até difícil prestar atenção. Obviamente, não estou tirando o mérito da trilha, apenas pontuando que ela pode passar até despercebida de tanta informação que precisamos cuidar.

Senti falta também de algumas falas, Rise of Industry 2 fica muito silencioso e possui muito texto. Não que fosse ajudar muito, visto que o game é inglês em nem todos possuem domínio da língua, mas pelo menos deixaria a ambientação mais animada.

Rise of Industry 2

Conclusão de nossa análise de Rise of Industry 2

Rise of Industry 2 se provou um jogo divertido, mas complicado e que demanda tempo. Mesmo com um tutorial vago em relação a alguns aspectos do game, ele entrega dicas durante a partida sobre praticamente tudo, o que facilita o aprendizado. Infelizmente, a falta de uma tradução para português vai ser uma barreira para algumas pessoas.

Seu visual simples é um ponto positivo, por tornar mais acessível, mas peca em detalhes, o que não o impede de ser agradável. Da mesma forma, sua trilha sonora, também simples, é agradável e combina bem com a temática do jogo, embora o excesso de notificações possa ser, em alguns momentos, irritante.

Falando pessoalmente, como fã de jogos de estratégia e administrativos, achei o game muito interessante, o comparando até com Anno, onde precisamos administrar também a troca de recursos e produções. No entanto, assim como o exemplo, a falta de tempo pode ser um empecilho para alguns jogadores (como eu).

Essa análise de Rise of Industry 2 segue nossas diretrizes internas. Confira aqui nosso processo de avaliação.

Rise of Industry 2

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 6
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 8

7

Bom

Rise of Industry 2 é um game que com certeza vai agradar quem gosta do genero. Infelizmente sua curva de aprendizado é bem grande e para realmente aprender e ficar bom no game, é necessário um bom investimento de tempo, coisa que muitas pessoas podem não ter. Mas, se você gosta de games administrativos e possui disponibilidade, o game com certeza vai ser um prato cheio do genero.

User Rating: Be the first one !

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo