NOTICIASPC

Ninguém quer GPU de 8GB, seja AMD ou NVIDIA

Dados de vendas da Mindfactory mostram aumento na demanda por placas com maior VRAM

De acordo com dados de vendas recentes de um renomado varejista, os consumidores estão claramente rejeitando GPUs com 8GB de VRAM. As fabricantes NVIDIA e AMD lançaram as GPUs GeForce RTX 5060 Ti e Radeon RX 9060 XT com opções de 8 GB e 16 GB de VRAM. No entanto, as configurações de 8 GB não parecem estar agradando o público.

Nvidia lança oficialmente a GPU GeForce RTX 5050 para laptops

O varejista alemão Mindfactory revelou que a GeForce RTX 5060 Ti de 16 GB vendeu quase 16 vezes mais que sua contraparte de 8 GB, com cerca de 1700 unidades vendidas em comparação a 110 unidades. A situação é semelhante para a AMD, onde a Radeon RX 9060 XT de 16 GB superou as vendas do modelo de 8 GB em 30 vezes.

A Palit, por exemplo, vendeu mais de 850 unidades de sua GeForce RTX 5060 Ti de 16 GB, sendo a opção mais barata disponível pelo varejista. A demanda por GPUs com mais VRAM é impulsionada pela necessidade de recursos modernos, como DLSS e FSR, que requerem maior capacidade de memória.

A diferença de preço entre as opções de 8 GB e 16 GB não justifica a escolha pelo modelo com menor VRAM, já que isso significa sacrificar desempenho. Embora os dados da Mindfactory sejam específicos para a Alemanha, é provável que a tendência se repita em outras regiões, com consumidores evitando as opções de 8 GB.

Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:

Página principal da Nuuvem
Descontos para PC
Gift Cards para PlayStation
Descontos para Xbox
Descontos para Nintendo

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race. Saudades de quando jogos focavam em ser bons jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo