PC 2 min de leitura

Ninguém quer GPU de 8GB, seja AMD ou NVIDIA

Pedro Nogueira ·

De acordo com dados de vendas recentes de um renomado varejista, os consumidores estão claramente rejeitando GPUs com 8GB de VRAM. As fabricantes NVIDIA e AMD lançaram as GPUs GeForce RTX 5060 Ti e Radeon RX 9060 XT com opções de 8 GB e 16 GB de VRAM. No entanto, as configurações de 8 GB não parecem estar agradando o público.

Nvidia lança oficialmente a GPU GeForce RTX 5050 para laptops

O varejista alemão Mindfactory revelou que a GeForce RTX 5060 Ti de 16 GB vendeu quase 16 vezes mais que sua contraparte de 8 GB, com cerca de 1700 unidades vendidas em comparação a 110 unidades. A situação é semelhante para a AMD, onde a Radeon RX 9060 XT de 16 GB superou as vendas do modelo de 8 GB em 30 vezes.

Siga no TelegramReceba as principais notícias direto no seu Telegram.
Entrar no canal

A Palit, por exemplo, vendeu mais de 850 unidades de sua GeForce RTX 5060 Ti de 16 GB, sendo a opção mais barata disponível pelo varejista. A demanda por GPUs com mais VRAM é impulsionada pela necessidade de recursos modernos, como DLSS e FSR, que requerem maior capacidade de memória.

A diferença de preço entre as opções de 8 GB e 16 GB não justifica a escolha pelo modelo com menor VRAM, já que isso significa sacrificar desempenho. Embora os dados da Mindfactory sejam específicos para a Alemanha, é provável que a tendência se repita em outras regiões, com consumidores evitando as opções de 8 GB.

Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:

• Página principal da Nuuvem
• Descontos para PC
• Gift Cards para PlayStation
• Descontos para Xbox
• Descontos para Nintendo

NewsletterReceba as últimas notícias de games no seu email.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race. Saudades de quando jogos focavam em ser bons jogos.