ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONREVIEWSXBOX

Análise: System Shock 2 25th Anniversary Remaster

É sempre bom ter motivo para reviver um clássico.

Há algum tempo, tivemos a belíssima surpresa de recebermos um remake do clássico System Shock – que por sinal, ficou fantástico. Agora, as desenvolvedoras Nightdive Studios, Looking Glass Studios e Irrational Games nos presentearam com um remaster da sequência do game. Será que o game envelheceu bem que apenas um remaster será o suficiente? Venha conferir o que achamos em nossa análise de System Shock 2 25th Anniversary Remaster.

O game está disponível para PC (via Steam, GOG e Epic Store), Xbox Series e Playstation 5. Ele não conta com dublagem nem interface em PT-BR.

Mais uma IA para nos dominar

System Shock 2 se passa 45 anos após os eventos do primeiro game. Após a humanidade ser salva por um hacker (o protagonista) de uma inteligência artificial chamada SHODAN, que ficou fora de controle. A humanidade evoluiu ainda mais e conseguiu o feito de realizar viagens na velocidade da luz.

System Shock 2 25th Anniversary Remaster

Com isso, a primeira nave a realizar esse feitio, a The Von Braun, construída em parceria com a UNN e a TriOptimum Corp (responsável pela SHODAN) vai ser lançada para sua primeira viagem espacial. Nós fazemos parte de uma equipe onde passamos 4 anos em treinamento para fazer parte da tripulação.

No entanto, ao completarmos o treinamento e chegarmos na estação, nos deparamos com um verdadeiro pandemônio causado pela nova IA. Dessa vez chamada XERXES, cabe ao nosso personagem resolver a situação, algo bem parecido com o primeiro jogo.

System Shock 2 25th Anniversary Remaster

Melhor que antes, mas mais do mesmo

Há um tempo, tive a oportunidade de fazer a análise do Remake de System Shock 1. As mudanças visuais foram drásticas, trazendo a experiência de jogar um game antigo, com as mesmas mecânicas (que são excelentes, diga-se de passagem), mas com visuais modernos. Infelizmente, System Shock 2 25th Anniversary Remaster, como o próprio título informa, é um Remaster, o que significa que os visuais não foram aprimorados.

System Shock 2 25th Anniversary Remaster

No entanto, podemos dizer que o game, visualmente, envelheceu bem. Sua adaptação e melhorias visuais ficaram ótimas, sendo capazes de agradar, em MUITO, os saudosistas, e até mesmo os novatos da franquia.

É notável como o game está adaptado para computadores modernos, assim como possuindo melhorias consideráveis nas resoluções, iluminações, etc. Ou seja, mesmo se tratando apenas de um aprimoramento visual, mas mantendo o que o game já era, ele continua muito bonito e agradável de se admirar.

System Shock 2 25th Anniversary Remaster

Mais RPG, menos shooter

Como mencionado no próprio título, System Shock 2 25th Anniversary Remaster, assim como seu predecessor é um shooter, mas o foco maior é o RPG. Embora tenhamos “níveis” que precisam de certas condições para acessá-los, o jogo é praticamente uma “nave aberta”. Logo, podemos ir e voltar para vários pontos do mundo. No entanto, a evolução em si está mais em como investimos nossos pontos de experiência no personagem.

System Shock 2 25th Anniversary Remaster

Por exemplo, começamos o game fazendo um treinamento de 4 anos que definirão nossa carreira e nossas habilidades iniciais, como habilidades com armas de energia, pesadas ou balísticas, hacker, manutenção, poderes psiônico entre outros.

Isso define bastante como enfrentaremos certas situações na partida. Sendo, por exemplo, um hacker eficiente, podemos desativar torres automáticas e câmeras ao invés de precisarmos destruí-las, caso fossemos focados em armamentos. Da mesma forma, podemos acessar itens e eliminar inimigos com os poderes psiônico, não necessitando de munição, mas sim de energia para isso. A variedade é vasta e faz com que cada partida tenha um rumo diferente. Algo bem similar ao seu antecessor. Porém, agora esse remaster traz uma adição fantástica.

System Shock 2 25th Anniversary Remaster

A adição que me refiro é de um sistema cooperativo. Isso porque, como já mencionado, o game é essencialmente um RPG, ou seja, a construção de nossos personagens pode auxiliar a conseguirmos itens ou passarmos por zonas perigosas com mais segurança. Por exemplo, um personagem pode ficar em habilidades eletrônicas, hackeando câmeras e torres, enquanto outro em habilidades psiônicas, conseguindo alcançar itens que outros não conseguiriam, enquanto outro pode focar em ser um verdadeiro tanque ou um soldado habilidoso.

Infelizmente, para essa análise, não tive a oportunidade de experimentar essa nova função, mas consigo imaginar bem como deve ser interessante essa possibilidade.

System Shock 2 25th Anniversary Remaster

O que era bom, continua bom

System Shock 2 25th Anniversary Remaster não foge do padrão do seu predecessor no sentido clima que o áudio traz. Sua trilha não envolve ação/aventura, mas sim um clima tenso, de espaço e terror. Na versão remasterizada, é notável que a qualidade foi elevada, mas nada que fuja o padrão da franquia. Porém, essa não é realmente a parte mais atraente.

System Shock 2 25th Anniversary Remaster

Assim como em System Shock 1, a parte mais interessante é a dublagem que, embora seja em inglês, está presente em todo o momento do jogo. Para quem entende o idioma, é interessante ouvir os comandos e os logs sem precisar parar para ficar lendo (e acredite, são muitos). No entanto, novamente, infelizmente o game não possui tradução, nem nos textos e nem nas dublagens.

System Shock 2 25th Anniversary Remaster

Conclusão da nossa análise de System Shock 2 25th Anniversary Remaster

Fazer análise do remaster de qualquer jogo antigo é sempre um desafio, isso porque devemos conciliar a nostalgia, a jogabilidade da época e as melhorias atuais, então, vamos por parte.

Em minha conclusão, System Shock 2 25th Anniversary Remaster é uma obra de arte. Primeiramente, a história é genérica e basicamente uma continuação da outra, mas até aí, tudo bem. Porém, os efeitos visuais e as animações do game envelheceram relativamente bem, e considerando as melhorias apresentadas, podemos considerar que, de fato, o game está bem bonito.

Sua jogabilidade se manteve, considerando algumas adaptações modernas, mas nada muito drástico, temos mais uma assertividade de sua desenvolvedora. Assim como o clima, as dublagens etc. Posso dizer que o game foi uma grande e agradável surpresa.

Confesso que preferiria um remake, como foi feito em System Shock, porém, não dá para negar, System Shock 2 25th Anniversary Remaster ficou excelente e vale cada centavo e cada minuto investido.

Essa análise de System Shock 2 25th Anniversary Remaster segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

System Shock 2 25th Anniversary Remaster

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 9
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10

9.5

Excelente

Infelizmente, um Remaster não é um Remake, como seu antecessor. Porém, a mecânica do game envelheceu muito bem. Com as adaptações para novos sistemas e melhorias visuais, podemos considerar que System Shock 2 25th Anniversary Remaster é um clássico que vale muito a pena ser revivido. E, embora não tenha tido a oportunidade de testar, a adição de um multiplayer com certeza traz um charme ainda maior para essa adaptação.

User Rating: Be the first one !

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Acesse nossa página Política de Privacidade e Termos de Uso para saber mais.