
O FSR 4 da AMD foi ativado em uma GPU Radeon RX 6800 XT, baseada na arquitetura RDNA 2, após o vazamento do código-fonte do FSR 4. Usuários conseguiram habilitar a tecnologia em GPUs mais antigas e não oficialmente suportadas, como a série RTX 30 da NVIDIA e a própria série RX 7000 da AMD. Os arquivos vazados foram modificados para suportar a versão INT8 do FSR 4, em vez da FP8, permitindo que GPUs não pertencentes à série RX 9000, que utiliza RDNA 4, também pudessem rodar a tecnologia.
AMD FSR 4 no Steam Deck da super fôlego em FF VII Rebirth e outros jogos
Um usuário dos fóruns Chiphell conseguiu rodar o FSR 4 na sua Radeon RX 6800 XT, utilizando o jogo Stellar Blade, que possui suporte ao FSR 3. Com o uso do OptiScaler, um DLL modificado permitiu a ativação do FSR 4.0.2 no jogo. Embora o FSR 4 tenha proporcionado uma qualidade visual superior em comparação ao FSR 3, houve uma queda de desempenho. No modo de qualidade do FSR 3, o jogo alcançou mais de 110 FPS, enquanto com o FSR 4, a taxa ficou entre 100-107 FPS, representando uma queda de 10-20%.
A perda de desempenho ao ativar o FSR 4 em GPUs mais antigas é maior, pois elas não têm suporte oficial nem hardware apropriado. Mesmo as GPUs Radeon RX 9000, que têm suporte completo, sofrem uma leve queda de 2-4% no desempenho. As GPUs RDNA 3 apresentam uma queda de 7-10%, e as RDNA 2 enfrentam a maior perda, de 10-20%, devido à exclusão de instruções WMMA (Wavefront Matrix Multiply Accumulation), forçando o uso de outras funções de hardware.
Para ativar o FSR 4 em GPUs RDNA 2, é necessário baixar o SDK FSR 2.0, compilar o DLL FSR INT8, instalar o driver 23.9.1 e substituir os arquivos .dll necessários no diretório do jogo.
Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:
• Página principal da Nuuvem
• Descontos para PC
• Gift Cards para PlayStation
• Descontos para Xbox
• Descontos para Nintendo





