
Em uma nova análise divulgada hoje, Alex Battaglia, do Digital Foundry, detalha a implementação da tecnologia NVIDIA DLSS no Nintendo Switch 2. O console apresenta duas versões do upscaler, incluindo uma versão “light” que foi especulada por muito tempo.
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A primeira versão do NVIDIA DLSS no Nintendo Switch 2 é semelhante à encontrada em PCs, oferecendo resolução de imagem similar, anti-aliasing em movimentos e cortes de câmera, além de estilização de elementos que entram ou saem de vista. Essa versão é utilizada em jogos que aumentam a resolução para 1080p.
A segunda versão, chamada de “light”, apresenta uma resolução de imagem mais nítida em imagens estáticas, mas aparentemente desativa-se em movimentos e cortes de câmera, exibindo pixels brutos disocluídos. Esta versão é usada em jogos que escalam a resolução para além de 1080p, devido ao custo de performance da versão completa do upscaler, que impactaria significativamente o desempenho em resoluções mais altas no Nintendo Switch 2.
A análise foi corroborada por um desenvolvedor de jogos respeitado, que confirmou a presença das duas versões do NVIDIA DLSS no sistema com múltiplos presets. A versão “light” é mais recente e tem metade do custo de tempo de quadro do modelo semelhante ao CNN, tornando-se uma boa opção para upscaling além de 1080p, mesmo que não lide bem com movimentos.
Até agora, apenas títulos de terceiros têm utilizado a tecnologia, possivelmente devido a limitações de motor dos jogos de primeira linha da Nintendo. Será interessante observar como futuros jogos de primeira linha irão tirar proveito desta tecnologia.
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