
No mês passado, modders conseguiram rodar uma versão vazada do AMD FSR 4 em GPUs que não são da linha RDNA 4. A versão oficial do upscaler mais recente da AMD utiliza o formato FP8, que não é compatível com GPUs anteriores da linha RDNA. No entanto, a versão vazada que opera em INT8 se mostra compatível com uma gama mais ampla de hardware moderno, devido ao suporte ao formato de ponto fixo inteiro de 8 bits.
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Digital Foundry testou a versão INT8 em diversos hardwares não-RDNA 4, comparando seu desempenho e qualidade com a versão FP8. Os testes revelaram que a versão INT8 introduz problemas visuais como aliasing e artefatos temporais, especialmente com o driver Adrenalin 25.9.1. Para quem deseja experimentar o INT8, recomenda-se reverter para o driver 23.9.1.
Embora apresentando qualidade de upscaling superior ao AMD FSR 3, a versão INT8 é mais lenta. Em testes, apresentou um ganho de desempenho de 28% no modo Performance em comparação com a resolução nativa 4K, enquanto o modo Balance do XeSS da Intel é 15% mais rápido e o modo Performance do FSR 3 é 29% mais rápido.
No entanto, em comparação com o FSR 2, a versão INT8 no modo Performance superou ligeiramente o modo Balance em taxa de quadros e proporcionou uma imagem mais limpa. Isso pode beneficiar o Xbox Series X, que suporta INT8, ao contrário do PS5.
Adicionalmente, a versão foi testada no Steam Deck, mostrando melhorias significativas na qualidade de imagem, mas com um custo elevado de desempenho. A AMD sugeriu que futuras atualizações do FSR 4 podem melhorar a performance, tornando-o mais viável para hardwares RDNA 2 e RDNA 3.
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