
Em 2025, a NVIDIA descontinuou o suporte para software 32-bit em suas GPUs GeForce RTX 50-series Blackwell, resultando no fim do suporte para PhysX. Contudo, para manter o desempenho e a estabilidade de jogos populares, a empresa fez exceções para alguns títulos. Jogos como Alice: Madness Returns, Assassin’s Creed IV: Black Flag, Batman: Arkham City, Batman: Arkham Origins, Borderlands 2, Mafia II, Metro 2033, Metro: Last Light e Mirror’s Edge continuarão a rodar suavemente.
NVIDIA pode adiar lançamento das GPUs GeForce RTX 50 SUPER
Com o novo driver GeForce Game Ready 591.44 WHQL, esses jogos poderão aproveitar totalmente o desempenho da série RTX 50. A remoção do suporte 32-bit foi uma transição gradual para software 64-bit na indústria de jogos, enquanto GPUs mais antigas da NVIDIA ainda mantêm suporte para CUDA 32-bit.
A atualização anterior da NVIDIA interrompeu a compatibilidade retroativa para aceleração de física em jogos de PC antigos nas novas GPUs. Usuários das placas RTX 50 series precisavam usar processamento PhysX baseado em CPU, o que poderia resultar em um desempenho menos ideal comparado a gerações anteriores de GPUs. Felizmente, o desempenho agora está equilibrado com as exceções 32-bit sendo implementadas.
O PhysX começou como o motor NovodeX, adquirido pela Ageia e rebatizado em 2004, e posteriormente incorporado pela NVIDIA em 2008. O SDK foi criado para transferir simulações complexas do CPU para o GPU, permitindo física de jogo mais rica sem sobrecarregar o CPU. Com o tempo, a dependência do PhysX no CUDA e seus elementos legados 32-bit limitaram sua portabilidade para hardware não-NVIDIA.
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