
Durante a CES 2026, a AMD anunciou a nova série de processadores móveis Ryzen AI 400, denominada Gorgon Point. Esses novos chips, que devem impulsionar a linha de processadores da empresa até 2026, são baseados no silício de 4 nm, uma atualização dos processadores Strix Point. As melhorias incluem velocidades de clock mais altas e atualizações na gestão de energia.
Radeons RX 9000 aparecem em pesquisa da Steam pela primeira vez
Os novos processadores utilizam a microarquitetura Zen 5 e são equipados com um CPU dual-CCX, composto por quatro núcleos Zen 5 e oito núcleos Zen 5c, com caches L3 de 16 MB e 8 MB, respectivamente. A velocidade de boost dos núcleos Zen 5 pode chegar a 5.20 GHz, enquanto a unidade gráfica integrada (iGPU) atinge até 3.10 GHz. A iGPU é baseada na arquitetura gráfica RDNA 3.5, com 16 unidades de computação.
Além disso, a unidade de processamento neural (NPU) integrada apresenta um aumento de desempenho, com clocks mais altos permitindo um processamento máximo de 60 TOPS, em comparação com os 55 TOPS da série Ryzen AI 300. Os novos processadores também oferecem suporte nativo para memória LPDDR5X com velocidades de até 8533 MT/s.
A linha Gorgon Point inclui sete modelos voltados para o consumidor, com destaque para o Ryzen AI 9 HX 475, que possui uma CPU de 12 núcleos/24 threads, iGPU com 16 unidades de computação e NPU de 60 TOPS. Notebooks de jogos e produtividade com esses novos processadores estarão disponíveis a partir do final de janeiro de 2026.
Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:
• Página principal da Nuuvem
• Descontos para PC
• Gift Cards para PlayStation
• Descontos para Xbox
• Descontos para Nintendo





