
A AMD anunciou durante sua conferência na CES que seus próximos APUs para desktops, que sucedem a série Ryzen 8000G, serão identificados como a série Ryzen AI 400. Essa linha será baseada no mesmo silício monolítico de 4 nm Gorgon Point utilizado nos processadores móveis Ryzen AI 400. Os novos APUs de desktop serão os primeiros processadores socketed a incluir uma NPU que atende os requisitos de hardware do Microsoft Copilot+.
AMD revela novos processadores Ryzen AI 400 na CES 2026
Até o momento, apenas plataformas móveis em desktop (MoD) ofereciam suporte ao Copilot+, utilizando processadores móveis em formatos de desktop, como mini PCs e AIOs. A arquitetura Gorgon Point compartilha blocos de IP idênticos aos da Strix Point, mas com melhorias na lógica de gerenciamento de energia, permitindo maiores velocidades de clock em seus componentes principais: CPU, iGPU e NPU.
Os núcleos Zen 5 da CPU agora alcançam até 5.20 GHz, enquanto o clock da iGPU chega a 3.10 GHz. O clock da NPU também foi aumentado, oferecendo uma capacidade de 60 TOPS, em comparação com os 55 TOPS do Strix Point. A AMD ainda não revelou os modelos específicos dos processadores Ryzen AI 400 para Socket AM5, mas espera-se uma variedade de SKUs no segmento de consumo.
Os processadores podem variar de um SKU com 12 núcleos de CPU, iGPU com 16 unidades de computação e NPU de 60 TOPS, a um SKU intermediário com 8 núcleos e NPU de 50 TOPS. Todos os modelos devem ter um TDP de 65 W, com PPT próximo a 100 W.
Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:
• Página principal da Nuuvem
• Descontos para PC
• Gift Cards para PlayStation
• Descontos para Xbox
• Descontos para Nintendo





