HardwarePCXbox 2 min de leitura

Xbox: codinome do próximo console é Project Helix

Nova CEO Asha Sharma reitera compromisso com hardware e arquitetura híbrida de PC.

Bruno Degering ·

Microsoft confirma codinome Project Helix para novo Xbox

A nova CEO da divisão de games da Microsoft, Asha Sharma, confirmou oficialmente que o hardware de próxima geração está em desenvolvimento sob o codinome Project Helix. O anúncio reforça o compromisso da empresa com a inovação em hardware, utilizando uma arquitetura baseada no chip híbrido Magnus, da AMD.

Arquitetura híbrida e integração com PC

Diferente das gerações anteriores, o Project Helix deve ser projetado como um sistema que opera de forma similar a um PC de jogos em seu núcleo. O hardware deve utilizar a Xbox Full Screen Experience, interface que visa oferecer uma experiência de console polida, mas com a flexibilidade de um sistema operacional completo.

Confira as nossas análises dos jogos mais recentes

Siga no TelegramReceba as principais notícias direto no seu Telegram.
Entrar no canal

A principal mudança estratégica reside na abertura da plataforma. É especulado que o novo console permitirá a instalação de lojas de terceiros, como Steam, Epic Games Store, GOG e Battle.net. Além disso, o dispositivo deve ser capaz de rodar aplicativos de produtividade e criação de conteúdo disponíveis no Windows 11, tornando-o o hardware mais aberto da história da marca.

Recursos de Inteligência Artificial

Rumores indicam que o Project Helix contará com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) integrada, permitindo recursos avançados de IA. Entre as funcionalidades esperadas estão a curadoria inteligente de clipes de vídeo e tecnologia de super-resolução via IA, similar ao que já é testado em dispositivos portáteis, para otimizar o desempenho visual sem comprometer o consumo de energia.

A gestão de Asha Sharma marca uma nova fase para o Xbox, focando na escala de plataformas e na integração entre console e ecossistema PC. Mais detalhes técnicos e janelas de lançamento devem ser compartilhados em eventos futuros da Microsoft.

Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:

NewsletterReceba as últimas notícias de games no seu email.

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário