Na COMPUTEX 2022, a AMD apresentou suas mais recentes inovações em tecnologia de computação para aprimorar a experiência de computação de alto desempenho. A presidente e CEO da AMD, Dra. Lisa Su, apresentou os novos processadores desktop Ryzen™ Série 7000 com a nova arquitetura “Zen 4”, que devem oferecer um aumento significativo no desempenho após o lançamento no segundo semestre de 2022.
Análise: Radeon RX 6600 XT Red Devil
Além disso, Dr. Su destacou o forte crescimento e impulso para a AMD no mercado móvel, já que 70 dos mais de 200 designs de notebooks ultrafinos corporativos e de jogos esperados com processadores Ryzen 6000 Series já foram lançados ou anunciados até o momento. Além disso, outros executivos da AMD apresentaram a mais nova adição à linha Ryzen Mobile, o “Mendocino”; a mais nova tecnologia inteligente da AMD, o SmartAccess Storage; e mais detalhes da nova plataforma AM5, incluindo suporte dos principais fabricantes de placas-mãe.
“Durante a Computex 2022, destacamos a crescente adoção da AMD em notebooks ultrafinos corporativos e para jogos pelos principais fornecedores de PC com base no desempenho de liderança e na duração da bateria de nossos Processadores Móveis Ryzen Série 6000”, explica Dr. Su. “Com os Processadores Desktop AMD Ryzen Série 7000, traremos ainda mais liderança para o mercado de desktops com nossa arquitetura ‘Zen 4’ de 5 nm de próxima geração e forneceremos uma experiência de computação incomparável e de alto desempenho para jogadores e criadores.”
Processadores desktop AMD Ryzen Série 7000
Continuando a expandir a inovação e o desempenho de liderança dos Processadores Desktop Ryzen Série 5000, os novos Processadores Desktop Ryzen Série 7000 são baseados na arquitetura extremamente eficiente “Zen 4” de 5 nm. Os novos processadores dobrarão a quantidade de cache L2 por núcleo, apresentarão velocidades de clock mais altas e foram projetados para fornecer mais de 15% de aumento no desempenho de thread único em relação à geração anterior para uma experiência inigualável de PC desktop1.
Durante a apresentação, um Processador Desktop Ryzen Série 7000 de pré-produção foi demonstrado rodando a uma velocidade de clock de 5,5 GHz durante todo o jogo AAA. O mesmo processador também foi demonstrado com desempenho acima de 30% mais rápido que um Intel Core i9 12900K em uma carga de trabalho de renderização multithread do Blender.
Além das novas matrizes de computação “Zen 4”, a série Ryzen 7000 apresenta uma matriz de E/S de 6 nm totalmente nova que inclui mecanismo gráfico baseado em AMD RDNA™ 2, uma nova arquitetura de baixo consumo de energia adotada dos processadores móveis AMD Ryzen, suporte para as mais recentes tecnologias de memória e conectividade, como DDR5 e PCI Express® 5.0, e suporte para até 4 monitores.
Plataforma AMD Socket AM5
A nova plataforma AMD Socket AM5 oferece conectividade avançada para os entusiastas mais exigentes. Este novo soquete apresenta um design LGA de 1718 pinos com suporte para processadores TDP de até 170W, memória DDR5 de canal duplo e nova infraestrutura de energia SVI3 para desempenho líder de todos os núcleos com nossos processadores Ryzen Série 7000. O AMD Socket AM5 apresenta até 24 pistas PCIe 5.0, o maior número do setor, tornando-se a nossa plataforma de desktop maior, mais rápida, mais expansiva e com suporte para a próxima geração, além da classe de armazenamento e placas gráficas.
A família AM5 possui três níveis de placas-mãe:
- X670 Extreme: o máximo de conectividade e recursos de overclocking extremos com suporte PCIe 5.0 para dois slots gráficos e um slot de armazenamento.
- X670: para overclocking entusiasta com suporte PCIe 5.0 em um slot de armazenamento com suporte gráfico opcional.
- B650: projetada para usuários com foco em performance e suporte de armazenamento PCIe 5.0.
Modelos de placa-mãe abrangendo todos os três chipsets são esperados de parceiros, incluindo Asrock, Asus, Biostar, Gigabyte e MSI, e soluções de armazenamento PCIe 5.0 estarão disponíveis em vários parceiros, incluindo Crucial, Micron e Phison.
Expandindo o portfólio móvel AMD Ryzen
Com uma incrível combinação de desempenho e valor, os novos Processadores “Mendocino” oferecerão excelente desempenho diário e devem custar entre US$ 399 e US$ 699. Com núcleos “Zen 2” e gráficos baseados em arquitetura RDNA 2, os processadores são projetados para oferecer a melhor duração de bateria e desempenho na faixa de preço para que os usuários possam tirar o máximo proveito de seu laptop com um valor de investimento atraente.
Os primeiros sistemas com os novos processadores “Mendocino” estarão disponíveis em parceiros OEM no quarto trimestre de 2022.
Sistemas AMD Advantage™ e armazenamento AMD SmartAccess
Os laptops AMD Advantage são projetados para oferecer ótimas experiências de jogo, com desempenho de última geração, telas de alta taxa de atualização, ótima duração da bateria e muito mais. Os sistemas AMD Advantage apresentam tecnologias inteligentes da AMD, um conjunto de recursos avançados que permitem que as CPUs e GPUs da AMD funcionem de forma coesa para ajudar a eliminar gargalos do sistema e fornecer desempenho e eficiência máximos.
A AMD revelou durante a Computex a mais recente adição à família de tecnologia inteligente, o AMD SmartAccess Storage, que suporta o Microsoft DirectStorage e utiliza a tecnologia AMD Smart Access Memory™ e outras tecnologias AMD para ajudar a reduzir o tempo de carregamento do jogo e acelerar o streaming de textura. Mais informações sobre o armazenamento AMD SmartAccess serão fornecidas nos próximos meses.
Os novos sistemas AMD Advantage estão disponíveis em vários OEMs, incluindo sistemas da Alienware, Asus, Lenovo e HP, e agora também incluem designs de integradores de sistemas da Metamechbook e Origin PC.
A Corsair também está lançando seu primeiro laptop projetado para gamers e streamers, exclusivamente com AMD Advantage, incluindo um centro de comando de streaming de 10 teclas integrado com o popular software Stream Deck da Elgato e uma webcam de qualidade de streaming de alta fidelidade 1080p.