O criador de conteúdo de tecnologia, JaysTwoCents, acaba de soltar um vídeo citando o fim da parceria da EVGA e NVIDIA. A informação pega todos de surpresa, pois a EVGA é parceira da NVIDIA de longa data. Além disso, a série RTX 40 está muito próxima de ser anunciado pela gigante da Califórnia.
Análise: EVGA RTX 3060 12GB XC Black
Você pode conferir o vídeo abaixo (em inglês).
POR QUE A EVGA DECIDIU ENCERRAR A PARCERIA?
Segundo informações do vídeo de Jay, que cita uma reunião a portas fechadas com a EVGA, sob embargo (que já foi cumprido), alguns seriam os motivos para o encerramento deste longa e próspera parceria. Alguns comentários de Jay incluem suposições e conclusões de mercado, em cima do que foi dito pela NVIDIA.
Alguns destes motivos eu listo abaixo:
- Muito dificil fazer negócios com a NVIDA ao longo dos anos;
- Lá atrás, por exemplo, eles proibiram versões entusiastas, com mais RAM, com modificações, com 2 chips etc;
- EVGA acabava sendo a última a saber de todas as informações importantes, ficava sabendo junto com os anúncios oficiais;
- O planejamento era as escuras, pois nunca sabiam o custo da matéria prima por parte da NVIDIA, volume, MSRP (preço base para o consumidor);
- Ficava muito difícil calcular as margens de lucro com antecedência por conta disso, tornando difícil planejar o negócio como um todo;
- Margens mínimas, pois desde a série RTX 20 a NVIDIA passou a fazer a ‘founders edition’ no mesmo preço do MSRP, fazendo com que as AIBs precisassem se virar para fazer produtos melhores e com preço igual,
- NVIDIA competindo com suas parceiras, cortando preços quando querem, virando uma competição desleal, não sendo mais uma parceria.
A sensação durante a reunião, segundo Jay, é que a liderança da EVGA nas vendas (nos EUA principalmente) de GPUs NVIDIA ao longo dos anos, parecida não ter significado por parte dos líderes da NVIDIA, parceia que a EVGA não era valorizada. Parecida que o valor que a EVGA dava a parceria, não era o mesmo dado pela NVIDIA e que, eventualmente, virou uma relação muito controlada e abusiva por parte da gigante verde das GPUs. O termo ‘abusivo’ não foi usado oficialmente na reunião, mas foi sentido por Jay através das conversas ‘off the record’.
O QUE ACONTECE COM QUEM TEM UMA PLACA NVIDIA DA EVGA?
Pedro, meu Deus, eu acabei de comprar uma placa EVGA com 3 anos de garantia, e agora? Calma. A EVGA tem ciência de todos os produtos no mercado com garantias vigentes, suas porcentagens de produtos que dão defeito e outras métricas.
Seu RMA e sua garantia estão a salvo. Se precisar de um serviço da EVGA, basta entrar em contato. Lembrando, eles não vão parar de existir e muito menos faliram, só vão parar de fazer GPUs da NVIDIA.
Além disso, placas EVGA ainda serão vendidas ao redor do mundo enquanto durarem os estoques. Os produtos não vão ser recolhidos das varejistas. Se você curte muito os produtos da EVGA, é agora ou nunca.
E AGORA? O QUE A EVGA VAI FAZER OU VENDER?
A EVGA não vende apenas placas de vídeo, caso você não tenha notado. Fontes, por exemplo, é um mercado forte da marca ao redor do mundo. Eles também fazem periféricos, como mouses, teclados, placas de som, placas de captura, AIOs (water coolers) e placas mãe focadas no publico entusiasta (Dark, Kingpin etc). Todos estes produtos, irão continuar existindo.
Isso significa que ela vai ser uma AIB da AMD? Ou seja, fazer Radeons em parceria com a AMD? Não. Pelo menos não foi dito nada, nem pela EVGA e nem pela AMD sobre a possibilidade