NOTICIASHARDWAREPC

Notebook Gamer: 6 dicas essenciais antes de comprar

Confira as dicas antes de comprar

Um notebook gamer é uma maneira perfeita de jogar os jogos mais recentes enquanto estiver em movimento ou em casa.

Mas descobrir como comprar um notebook gamer quando você nunca comprou um antes pode ser uma tarefa bem complicada. Afinal, hoje em dia o mercado está recheado de opções que podem dificultar a sua escolha.

Hoje em dia existem diversos canais no Youtube e sites específicos sobre notebooks que podem te ajudar na hora da escolha do seu notebook gamer.

Felizmente, estamos aqui para detalhar todas as decisões que você terá que tomar ao comprar um notebook para jogos para que você possa obter o melhor para suas necessidades e orçamento.

Quem deve comprar um notebook gamer?

Os notebooks gamers são pensados para quem deseja ter uma boa experiência nos jogos, entretanto esse tipo de notebook oferece boas configurações tanto para usuários comuns, que realizam tarefas mais básicas como trabalhar, estudar, quanto para aqueles mais exigentes que precisam de um notebook capaz de rodar programas mais pesados e com alto volume de informações.

Entretanto, podemos destacar que existem alguns usuários que mais se beneficiarão, que são:

  • Estudantes e viajantes. Se você é nômade ou viaja regularmente, ter um notebook para jogos significa que você ainda pode jogar jogos de PC enquanto estiver em movimento. É uma ótima maneira de usar seu tempo de viagem de forma mais produtiva e divertida.
  • Pessoas com espaço limitado. Se você compartilha um apartamento com outras pessoas, mora em um dormitório ou tem espaço limitado em casa, um notebook gamer pode ser excelente para você. Em vez de precisar encontrar um espaço permanente para um monitor, CPU e acessórios, você pode mover o notebook entre qualquer cômodo da sua casa e encontrar um local simples para armazená-lo.
  • Jogadores com problemas de mobilidade. Sentar em uma mesa enquanto joga nem sempre é conveniente e pode ser um problema para quem tem problemas de mobilidade. Sentar em um sofá com um notebook para jogos pode ser mais confortável.

6 Dicas essenciais antes de comprar um notebook gamer

1- Processador

Em todo notebook, o processador é, antes de tudo, responsável por executar as instruções do sistema operacional e dos aplicativos.

É responsável por fazer o cálculo, bem como tomar as decisões lógicas corretas necessárias para que o notebook funcione corretamente. Por essas razões essenciais, o processador às vezes é chamado de cérebro do notebook/PC.

Nos jogos, o processador é quem interpreta o movimento do seu mouse e as teclas que você pressiona, e também é o responsável pelas transferências de dados na rede, por exemplo.

AMD e Intel são as responsáveis em fazer os processadores para notebooks. A Intel tende a fazer os melhores processadores para jogos para notebook.

Aqui abaixo tem uma lista de ótimos processadores que o seu notebook gamer deve ter:

  • Intel Core i5-12400
  • AMD Ryzen 5 5600
  • Intel Core i9-12900K
  • AMD Ryzen 9 5950X
  • AMD Ryzen 7 5800X3D
  • Intel Core i7-12700K
  • Intel Core i5-12600K
  • Core i3-12100 e Core i3-12100F
  • AMD Ryzen 5 5600G

2- Placa de vídeo

A placa de vídeo é o componente de hardware dentro de um computador ou notebook responsável por colocar as imagens na tela. É esse componente especializado não apenas na criação, mas também na renderização de imagens e animações.

Hoje em dia, duas empresas fornecem placas gráficas para notebooks: AMD e Nvidia. Atualmente, a Nvidia fornece as melhores placas gráficas.

Os notebooks para jogos geralmente incluem a placa gráfica Nvidia GeForce RTX 3070 ou 3060. Se você quiser jogar em resoluções 4K ou níveis de detalhes ultra-altos, precisará de uma placa de vídeo RTX série 30.

A AMD também oferece uma variedade de placas gráficas que geralmente são mais adequadas se você estiver com um orçamento mais apertado. Vale a pena conferir a linha da série RX 6000 e pode ser de alta qualidade se você quiser gastar mais.

3- Memória RAM

A memória RAM é responsável por lidar com vários processos, como jogar, abrir vários aplicativos em um computador enquanto trabalha em conjunto com a CPU.

Quanto maior a sua RAM, mais aplicativos/jogos ela pode processar simultaneamente. Os jogos podem consumir muita RAM, e 8 GB é o que recomendamos para tarefas de produtividade média.

Se puder, você deve optar por 16 GB em um notebook para jogos. Um notebook com uma placa de vídeo GTX 3050 ou 3050 Ti geralmente vem com 8 GB. Quando você chegar a uma GTX 3060 ou superior, algumas virão com 16 GB de RAM. Se você não conseguir obter seu notebook com 16 GB de RAM agora, considere atualizá-lo em um futuro próximo.

A memória é atualizável em muitos notebooks para jogos, portanto, essa é uma área que você pode considerar aumentar mais tarde.

4- Armazenamento

Disco rígido ou  SSD? Por que não ambos? Alguns notebooks para jogos econômicos vêm com apenas um disco rígido, mas a maioria também inclui um pequeno SSD para servir como unidade de inicialização.

Certifique-se de obter um HDD de 7.200 rpm mais rápido em vez de um HDD de 5.400 rpm. Assim como a memória, o armazenamento geralmente pode ser atualizado em notebooks para jogos. Portanto, se você precisar de mais espaço, poderá colocar um HDD de 2 TB ou maior.

Entretanto, ter um SSD em um notebook gamer vai te garantir muito mais velocidade e agilidade nas suas tarefas e pode fazer seus jogos rodarem perfeitamente.

Embora o preço do SSD seja mais alto, eles são muito mais duráveis do que o disco rígido (HD).

5- Tela

As telas são muitas vezes esquecidas, mas são extremamente importantes.

A maioria dos notebooks para jogos tem telas de 15 ou 17 polegadas. O tamanho que você gosta é uma questão de preferência pessoal, mas lembre-se de que quanto maior a tela, maior e mais pesado será o notebook.

Falando sobre resolução da tela, é importante o notebook ter resolução 4K (3840 x 2160).

A maioria dos notebooks que você verá terá resolução de 1080p e tela de 60Hz. E para muitos jogadores, isso é absolutamente suficiente. Telas de resolução mais alta (2560 x 1440, 3840 x 2160) são bonitas, mas geralmente chegam a 60Hz. É por isso que para alguns jogadores, 1080p pode ser a melhor opção.

Uma última dica aqui, é evitar telas sensíveis ao toque, isso porque esse tipo de tela são desnecessárias em notebooks para jogos e ela mata a vida da bateria e pode tornar a tela excessivamente brilhante.

6- Potencial de atualização futura

Comprar um notebook para jogos é um investimento que provavelmente permanecerá com você por muitos e muitos anos.

E uma das coisas que você pode fazer para garantir que seu notebook gamer seja uma boa compra é verificar se ele pode ser atualizado ou não.

Esteja ciente de que você não terá a opção de trocar sua CPU e GPU por uma melhor, como em um PC. A maioria dos notebooks simplesmente não é projetado para ser aberto e atualizado assim.

Sem mencionar que os fabricantes têm regras rígidas de garantia que o impedem de fazer isso. No entanto, existem algumas partes que você deve ter a opção de atualizar, como a memória RAM e o armazenamento (disco rígido ou SSD).

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo