NOTICIASANÁLISESPCREVIEWS

Análise: Kandria é um jogo bom ou só mais um?

Vem comigo para verificarmos se Kandria é bom ou não.

Em primeiro lugar, salve salve pessoas! Tivemos a honra de receber um convite para jogar e analisar Kandria, esse charmoso jogo indie. E, como um bom amante de jogos indie e de plataformas, aceitei esta tarefa.

Esta análise só foi possível graças a uma cópia digital de Kandria, gentilmente cedida pela produtora Shirakumo Games, para a versão de PC, via Steam.

Sobre Kandria

Kandria é um jogo de plataforma 2D com exploração, chegando bem próximo de ser metroidvania (faltou pouco para ser, viu…). A princípio, você é uma androide, que perdeu as suas memórias e agora a sua missão é ajudar um grupo de humanos a sobreviver, em um mundo pós apocalíptico, enquanto tenta buscar as suas memórias. Ou não: você pode apenas pescar, acumular riquezas e viver a sua vida sossegadamente.

Geralmente, eu sempre falo se o jogo possui legendas ou não. E já adianto: o jogo não possui legendas e nem dublagem em PT-BR. Contudo, eu não criticarei os desenvolvedores por isto, pois entendo que para um estúdio indie, adicionar linguagens pode ser bem complicada. Só deixei a anotação aqui pois o jogo tem muita história e escolha de opções, o que pode atrapalhar aqueles que não tem um conhecimento básico de leitura em inglês (ou alemão), podem se frustrar.

Gráficos

Antes de mais nada, venho relembrar a todos que não sou muito fã de jogos em pixel art, porém admiro a beleza deste estilo. E aqui em Kandria temos uma boa amostra disto! Tirando a personagem principal e os NPCs, que aparentam serem “genéricos”, todos os outros elementos são bem desenhados e animados.

A HUD do jogo é extremamente simples: uma barra de vida no canto superior, uma barra na cabeça dos inimigos, mensagens de alerta no canto esquerdo… Ou seja, ela é funcional e pouco intrusiva. E eu achei isso maravilhoso, pois deixa o jogo mais focado no gameplay, aonde o jogo brilha.

E o menu de itens segue a HUD:

Por último, Kandria traz um “sistema de iluminação”, que achei bem interessante. Muda-se apenas a paleta de cores para tons mais claros e mais escuros, dependendo da perspectiva. Simples e funcional.

Jogabilidade

A princípio, Kandria dá uma sensação que é um jogo bem simples e genérico, pois o tutorial do jogo passa uma sensação bem lenta. Porém, isso é um grande erro!

De modo geral, a proposta de ser um jogo de plataformas é bem explicita e a jogabilidade demonstra bem isso. Os movimentos especiais do jogo são todos entregues logo no começo. Ou seja, você tem a liberdade total de explorar tudo, logo de cara. Porém, não se preocupe pois a progressão vai ocorrendo naturalmente durante a sua jogatina. E, caso algum desafio seja muito difícil, é só entrar no modo editor e remover o problema! Logo falarei deste modo.

Porém, o jogo não traz nada novo. Os movimentos apresentados são bem básicos: pular, atacar, dash aéreo em qualquer direção, agachar… Esses movimentos não são novidades, mas nem por isso são tediosos. Na verdade, encaixa muito bem na proposta do jogo. Ao meu ver, é como se os desenvolvedores programassem em “modo seguro”, entregando algo bem divertido, porém nada que já não houvesse.

Por fim, o último problema que Kandria tem é justamente a sua liberdade. Como todas as suas habilidades são entregues logo no começo do jogo, a personagem não tem um sistema de progressão da mesma. Ou seja, você já começa extremamente forte, trivializando a maioria dos desafios que o jogo oferece. Aliás, até existe um sistema de progressão, mas é só da espada da personagem. O que eu achei pouco.

Modo Editor

Desde já, deixo meus parabéns para os desenvolvedores. A inclusão da ferramenta de Modo Editor ficou excelente.

Agora, vamos falar da ferramenta em si. De uma maneira bem discreta, o modo editor está presente no jogo. Digo que é uma forma bem discreta pois o jogador precisa apertar a tecla . E o melhor: qualquer cenário pode ser editado. Vamos usar esta cena como exemplo:

Após apertar a tecla de modo editor (não esqueça, a tecla ):

Sinceramente, achei uma ferramenta bem completa e complexa. Neste modo, você pode modificar tudo, colocar tudo, tirar tudo, ao melhor estilo Mario Maker. A implementação dos objetos na cena não é amigável e exige um certo conhecimento prévio de ferramentas de edição ou ter muita paciência para ir tentando e errando, tornando este processo muito demorado e difícil. Porém, se você superar esta barreira, terá em mãos uma ferramenta das mais completas que já vi!

Contudo, só tome cuidado com o que você deletar, pois se fizer algo errado, pode estragar com o jogo. Então, mostrarei a vocês como pode estragar o jogo.

Deletei tudo da tela e mandei salvar. O resultado foi esse:

Olha o meu dinheiro caindo na conta
E continua caindo
E cai mais…

Em suma, o modo editor é uma excelente adição para Kandria. Totalmente opcional, mas traz uma longevidade agradável ao jogo. Afinal, se não gostou da cena, você tem a chance de mudar completamente tudo. E, para finalizar, as fases podem ser compartilhadas na comunidade, podendo até mesmo usar fases de outros jogadores.

Trilha sonora

Geralmente, eu sempre falo de Sons e Efeitos Sonoros no mesmo tópico. Contudo, já adianto que os efeitos sonoros do jogo não tem nada que chame atenção ou mereça destaque.

Porém, a trilha sonora do jogo merece um destaque a parte. Conforme a página na Steam, Kandria possui trilha sonora original, podendo ser adquirida por esta página na Steam. E posso garantir que é muito boa. Cada ambiente do jogo tem a sua música ambiente própria, dando um charme a mais no jogo. E também muda conforme a mudança de região, tornando cada área única e imersiva.

Infelizmente, o valor da trilha sonora é mais cara que o jogo base (ao menos para os brasileiros). Sugiro que se deseja adquirir a trilha, aguarde uma promoção legal na Steam.

Considerações finais

Kandria é um jogo indie bem interessante. Respondendo a pergunta do título, o jogo é “mais um jogo”, só que ele está acima da média. Diria eu que ele é ótimo. Se você é fã de jogos de plataformas, recomendo a aquisição deste jogo. A possibilidade de editar o jogo praticamente todo é algo bem divertido, após você aprender como usar o editor de fases. Porém, se não quiser editar a sua própria fase, basta pegar da comunidade e ser feliz.

Kandria está disponível somente na Steam.

Essa análise de Kandria segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Kandria

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 8.5

8.4

Ótimo

Kandria é uma grata surpresa. Apesar de não trazer nada de novo em jogabilidade, a trilha sonora é bem agradável e a liberdade que o jogo proporciona é algo difícil de ver hoje em dia. Seu modo editor não é muito amigável, mas traz uma possibilidade enorme para o jogo, expandindo-o imensamente, sem a necessidade de esperar lançamentos de DLCs.

User Rating: Be the first one !

Eder DZR13

Um rapaz descontraído, engraçado, esperto e dinâmico. Esse cara não sou eu, mas eu amo jogar e viver no mundo gamer. Ainda procurando os dias de glórias porque de tanta luta, eu acho que serei a próxima DLC de Street Fighter. Detentor da 5ª Esmeralda do Caos e 3 vezes campeão da liga de Brawlhalla do condomínio. E ontem eu acertei a tela branca do Akuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo