NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCH

Análise: Redemption Reapers é uma estratégia de RPG

Estratégia ou tática de coco, para mim tanto faz...

Em primeiro lugar, calma pessoal, vocês não leram o título errado. Redemption Reapers é um jogo de RPG, que tem mais estratégia do que role play. Seja como for, tivemos a honra de sermos convidados a analisar este belo, porém intrigante jogo. E é claro que eu não deixaria passar esta oportunidade.

Esta análise só foi possível graças a uma cópia digital de Redemption Reapers, gentilmente cedida pela editora Binary Haze Interactive, para a versão de PC, via Steam.

Sobre Redemption Reapers

Redemption Reapers é um jogo de simulação com RPG estratégico e combate por turnos. Contudo, eu sinto que o jogo é mais tático do que estratégico. E pode parecer a mesma coisa, mas há uma diferença quase sutil entre estratégia e tática.

A premissa é que, repentinamente, surge um exército macabro, chamado de Morts. Este exército implacável dizima a humanidade, em sua marcha de terror e opressão. E no meio deste indescritível caos, um grupo se levanta como a última fagulha de esperança. Porém, este grupo é desprezado pelo povo, por causa do seu passado sombrio. Seria este o fim da humanidade, ou este grupo inglório salvará a todos?

Agora venho parabenizar aos desenvolvedores da Adglobe, por trazer ao jogo uma legenda em PT-BR quase perfeita. Ao contrário do que se espera, o jogo possui pouquíssimos erros da legenda e tudo está “bem encaixado”. Analogamente falando, se tivéssemos uma categoria para falar de legenda, Redemption Reapers receberia um 9,8/10.

A bela e sombria fantasia medieval

A princípio, já adianto que este é um jogo extremamente lindo. Desenvolvido na Unreal Engine, Redemption Reapers traz um mundo melancólico, com muitos tons escuros. Porém o contraste com o cenário completo tem uma ambientação absurdamente completa e bela. A sensação de desolação e tristeza em que cada cena contém coloca o jogador em um ambiente realmente sem esperanças, mas que ainda merece ser salvo. Em outras palavras, poucas vezes vi algo tão lindo.

Do mesmo modo, a posição da HUD é bem localizada, nunca atrapalhando o jogador a ver os objetos na tela, nem tampouco atrapalhando a gameplay:

Contudo, nada é perfeito e algumas vezes poderão ocorrer sobreposição de informações na tela:

Por fim, deixo só o destaque dos menus do jogo. Aqui temos uma ótima representação de como criar uma tela que é simples e completa ao mesmo tempo. Algumas vezes, menos pode ser muito mais:

P.S.: Só a título de curiosidade, a Adglobe e a Binary Haze Interactive são os mesmos que produziram ENDER LILIES: Quietus of the Knights, um dos metroidvanias mais aclamados de 2021.

A estratégica esperança da humanidade

Então… Aqui eu vejo uma pequena discrepância de Redemption Reapers. Conforme joguei, senti que o jogo é mais tático do que estratégico, parecido mais com um Final Fantasy Tactics do que Age of Empires, por exemplo.

A princípio, o jogo é bem simples de entender e jogar. Basta avançar com os seus personagens, escolher entre as ações, cumprir o (s) objetivo(s) proposto(s) (ou matar todo mundo!) e seguir para o próximo desafio. Porém, se você decidir jogar sem cautela, morrerá várias vezes, pois o jogo não te perdoará se jogar levianamente.

O ponto forte de Redemption Reapers é que durante o seu turno, você tem a total liberdade de mover o seu time na ordem que quiser e da maneira que quiser. Esta liberdade de ações traz uma quantidade enorme de oportunidades, aonde o jogador se sente livre para traçar a sua melhor estratégia/tática para o seu turno. A melhor de todas as oportunidades é deixar os membros do seu time adjacentes ao combatente, pois ao atacar e ter membros do time próximo, estes membros podem atacar o defensor.

São tantas opções, e tão pouco tempo de decisão…

Porém, não façam como eu jogando xadrez e joguem sem pensar. O combate tem uma grande variação de possibilidades, que se não tomar as precauções devidas, podem ocorrer punições severas ao jogador.

A eterna batalha entre Teclado e Mouse X Controle

Para os que já me conhecem, sabem que eu sou um grande defensor dos controles, evitando o uso do teclado e mouse o máximo que posso, principalmente por problemas pessoais. Entretanto, pela primeira vez na vida, entrei em um impasse: em Redemption Reapers, ambos funcionam muito bem!

Quando iniciei a análise, o tutorial apresentou todas as teclas para controlar o time. Contudo descobri que tudo pode ser feito somente com o mouse ou somente com o teclado. No caso, via teclado foi mais lento que o mouse, porém o jogador pode usar somente o teclado sem problemas.

No entanto, se optar pelo controle, não sofrerá com os problemas que jogos de estratégia tem ao usar um controle. O vídeo acima gravei utilizando 100% um controle e vocês podem notar que não teve um só momento de atraso na jogabilidade.

Resumindo: desta vez, eu recomendo que usem os dois. E se der, até ao mesmo tempo! Ou seja, se você optar por adquirir o jogo para console, não terá nenhum problema para jogar.

O sussurro e o grito do fim do mundo

De antemão, Redemption Reapers não tem uma trilha sonora que chama a atenção. Aqui temos algo até bem modesto e até mesmo imperceptível, em vários momentos.

Mas os efeitos sonoros e a dublagem estão excelentes. Mesmo com as vozes do jogo estando em inglês ou japonês, o jogador consegue sentir cada momento dos personagens. Cada grito de ataque, de derrota, de vitória, de dano tem o seu devido sentimento aplicado: mesmo sem entender nada de japonês (que foi a dublagem que escolhi), consegui sentir que aquele lutador aplicou um golpe com todas as suas forças, ou que sofreu um dano extremamente doloroso, porém tem a dedicação de não tombar mediante ao ataque sofrido. Combinados com as legendas bem traduzidas, até mesmo os momentos de zombaria ficam únicos no jogo.

Geralmente, eu não me surpreendo com efeitos sonoros, mas aqui temos outro espetáculo a parte. Quando acerta um ataque, o efeito do golpe me deu a sensação de que realmente apliquei um golpe único. O ataque de machado é realmente pesado e doloroso, o ataque de lança é suave, porém certeiro, o ataque do arco é gracioso, porém impactante, e por aí vai.

Para finalizar, posso estar meio louco, mas juro que um dos personagens do jogo tem a mesma voz que o Kaido, de One Piece.

Considerações finais de Redemption Reapers

Redemption Reapers é, sem dúvidas, um jogo surpreendente. Por ser um jogo de estratégia/tática, pode afastar alguns jogadores que não gostam do gênero, mas os elementos de RPG que o jogo contém pode ser um bom atrativo. A parte sonora do jogo trouxe uma característica bem marcante ao jogo, porém a trilha sonora não tem nada demais.

Por fim, quero falar que apesar do jogo ser excelente, ele tem um leve problema: ele é muito linear: no tempo que fiquei jogando, somente pude “avançar” no jogo, conforme a história. Eu não tive uma possibilidade de farmar e melhorar as habilidades dos membros do meu grupo, o que eu considero fator primordial em um jogo de RPG.

Redemption Reapers estará disponível a partir do dia 22 de Fevereiro de 2023, para Playstation 5, Playstation 4, Nintendo Switch e Steam, sendo possível adquiri-lo somente de forma digital.

Essa análise de Redemption Reapers segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Redemption Reapers

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 9.5
Áudio e trilha-sonora - 9
Estratégia/Tática - 9.5

9.5

Fantástico

Redemption Reapers é um excelente jogo, com um cenário incrivelmente belo e sombrio. Sua jogabilidade em formato de estratégia/tática é surpreendentemente ágil e agradável e sua parte sonora é extremamente único, falhando apenas em sua trilha sonora. Pena que é extremamente linear, mas não é um fator que estrague a experiência do jogo.

User Rating: 5 ( 1 votes)

Eder DZR13

Um rapaz descontraído, engraçado, esperto e dinâmico. Esse cara não sou eu, mas eu amo jogar e viver no mundo gamer. Ainda procurando os dias de glórias porque de tanta luta, eu acho que serei a próxima DLC de Street Fighter. Detentor da 5ª Esmeralda do Caos e 3 vezes campeão da liga de Brawlhalla do condomínio. E ontem eu acertei a tela branca do Akuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo