ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCREVIEWSSWITCH

Análise: Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo é um baita thriller investigativo

Jogo acerta em cheio em sua narrativa e personagens

Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo é o mais novo jogo no estilo visual novel onde traremos aqui sua análise sem spoilers. Nesse jogo, que é inspirado completamente na cultura japonesa, você deverá desvendar uma série de assassinatos e entender melhor sobre a lenda urbana que dá poderes sobrenaturais às pessoas.

Se gosta de mistérios e tem interesse na cultura japonesa, então confira tudo sobre Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo aqui.

Essa análise de Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo foi feita graças a um código de PC cedido pela Square Enix. O jogo chegará para PC via Steam em 8 de março de 2023, e no Nintendo Switch em 9 de março de 2023.

Uma lenda urbana muito real

Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo se passa ao longo de uma noite específica onde algumas pessoas recebem um poder que é chamado de maldição. Por mais que o nome remete a algo necessariamente ruim, aqui nós temos uma maldição nos mesmos moldes do anime Jujutsu Kaisen onde ela dá um tipo de poder a pessoa.

Porém, esse poder não é algo simples de ser usado. Cada uma das maldições traz uma condição a ser usada além de ter muito ódio e um desejo desenfreado de morte dentro delas. Caso o usuário sucumba a esse desejo de matar, será possível reunir poder o suficiente para realizar o Rito de Ressurreição onde poderá trazer de volta uma pessoa à vida.

Sem entrar em spoilers, afinal estamos falando de uma visual novel e aqui tudo é focado na narrativa, nós iniciaremos com o primeiro protagonista Shogo Okiie que está com sua amiga Yoko Fukunaga em um parque. Após Yoko explicar para Shogo do que se trata dos 7 mistérios de Honjo e do Rito da Ressurreição, ele se vê forçado a acreditar em tudo ao ver Yoko morrer misteriosamente na sua frente e ele receber uma das maldições.

Ao ir explorar os ambientes Shogo abraça esse novo poder e faz de tudo para carregar sua maldição e assim poder reviver sua amiga recém falecida. Porém, a história não é apenas essa. Ao se aventurar na noite da cidade de Sumida ele encontrará diversas pessoas como um colega de trabalho, um detetive particular, policiais, pessoas normais e até estudantes.

Cada um desses personagens contém uma história e motivação para estar no meio dessa confusão toda e com as diversas jogatinas, incluindo outros protagonistas, você entenderá a motivação de cada um como entenderá melhor a história da cidade e dessas maldições. 

No fim, cada um terá sua motivação para reviver alguém especial, porém, será que vale a pena ceifar diversas vidas para trazer uma única pessoa?

O maior detetive de todos

E como já mencionei nesta análise, Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo é um jogo no estilo visual novel, ou seja, ele tem um foco muito forte na história e personagens e pouca ação. Afinal, é assim que o estilo funciona.

Aqui as mecânicas são bem simples. Você poderá olhar todo o ambiente com uma liberdade de 360 graus onde diversos detalhes do ambiente podem ser observados, assim como itens podem ser achados. Adicionalmente, é possível utilizar itens, caso tenha um, pensar sobre a situação, ou então conversar com as pessoas que estão presentes no momento.

E até aqui temos uma experiência simples, porém, a grande genialidade do game é a inclusão dessas maldições. Ao longo da sua sua jogatina você sempre se perguntará quem está envolvido nessa loucura ou não. Pode ser apenas um transeunte normal. Ou então um adversário com um poder. Ou então, também pode ser uma pessoa sem uma maldição, mas querendo roubar a sua.

E não é apenas isso, cada maldição funciona de um jeito e você não sabe como cada uma funciona. Por exemplo, a maldição de Shogo Okiie pode ser ativada quando a pessoa vai embora do ambiente, portanto você sempre estará buscando que a pessoa que esteja com você não ative a maldição dela ao mesmo tempo que irá querer que ela vá embora para poder ativar a sua.

Essa ansiedade e processo investigativo é muito interessante para entender quem é quem e quem tem que poder. É normal você ser enganado ou demorar a entender uma situação específica e ser morto por diversas vezes.

Inclusive farei um imenso elogio, pois temos até um momento no nível da luta contra Psycho Mantis no Metal Gear Solid de PS1, onde temos que pensar “fora da caixa”.

No geral, Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo te deixa num clima parecido com o anime Death Note onde temos uma grande investigação e poderes sobrenaturais.

Uma baita ambientação

Por fim, tenho que falar da parte técnica. Para quem conferiu nosso preview aqui em nosso site, sabe que eu elogiei tanto a parte visual como a parte sonora. E bem, os elogios continuam.

Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo tem um visual animado em 2D que mistura alguns ambientes em 3D. Por mais parado que seja, a câmera sempre está movimentando e focando em ângulos diferentes dos personagens dando uma vida a cena e lembrando uma cena de anime onde os personagens conversam.

Algo similar acontece no recente, e também no estilo Visual Novel, Digimon Survive. É interessante dizer que a Square fez um esforço extra ao retratar todos os aspectos da vida real no jogo sejam nas lendas urbanas que são contadas desde o período Edo, assim como os pontos em que os personagens transitam. Tudo foi feito com a ajuda da divisão de turismo da cidade de Sumida, do museu da cidade e da comunidade.

E por fim, aplaudo de pé a trilha sonora atmosférica do jogo. Ela é simplesmente impecável e certamente é um dos destaques do game. O que eu acabei sentindo falta foi de uma dublagem dos personagens. Isso ajudaria a dar mais vida a toda a trama, além do fato de contarmos com poucas pessoas envolvidas na história, o que facilita o processo de dublagem.

Conclusão

Eu certamente não sou um grande fã de visual novel, mas eu amo boas histórias. E essa foi minha conclusão ao jogar Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo para trazer esta análise.

Eu simplesmente adorei toda a narrativa e história que temos aqui juntamente com os gráficos bem agradáveis e sua ótima trilha sonora. Se eu tenho alguma crítica, ela recai sobre o fato de não termos uma dublagem dos personagens que acaba sendo uma oportunidade perdida.

A análise de Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Temos aqui um ótimo visual novel

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 8
Narrativa - 9

8

Ótimo

Se curte o estilo visual novel e uma hiostória que mistura assassinatos, investigação e poderes místicos, então irá amar Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo que se sai muito bem em sua proposta.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo