Tin Hearts é um jogo de aventura e quebra-cabeças imersivo que conta uma história de amor e compromisso que vai se revelando ao longo do gameplay. Se ficou curioso, confira aqui nossa análise de Tin Hearts que foi desenvolvido pela Rogue Sun, um estúdio formado por ex-membros da equipe que criou Fable.
Essa análise de Tin Hearts foi feita graças a um código de Playstation 5 cedido pela produtora. O jogo já se encontra disponível para todas plataformas e conta com legenda em pt-br.
Uma história escondida nos detalhes
Em Tin Hearts, você guia uma tropa de soldadinhos de chumbo (no melhor estilo quebra nozes) por um mundo mágico cheio de brinquedos, usando uma variedade de engenhocas para fazer eles saltarem, atirarem e planarem até o objetivo.
Aqui você também descobre uma história emocionante que se estende por gerações e dimensões, sobre Albert J. Butterworth, um inventor genial da época vitoriana, época a qual inspira o estilo visual do game. A história é contada por meio de pistas espalhadas pelo mundo, animações e uma excelente dublagem em inglês.
Ao longo da aventura, você passará pelo atelier de Albert onde poderá ver toda sua evolução e reconhecimento como um exímio criador de bonecos e com sua relação com sua filha. Aqui temos uma história simples, porém envolvente e interessante que serve como pano de fundo para os cenários e novos desafios.
Um gameplay simples e desafiador
As mecânicas do jogo são baseadas em resolver quebra-cabeças usando o ambiente e o tempo. Você não controla diretamente os soldadinhos, mas sim os objetos que eles encontram pelo caminho, como blocos, tambores, balões e trens de brinquedo. Você pode ligar esses objetos de formas interessantes para criar caminhos para os soldadinhos seguirem até a porta misteriosa que aparece em cada sala. Também é possível utilizar a manipulação do tempo como pausar, avançar e retroceder para mudar o resultado das suas ações e completar os enigmas cada vez mais complexos.
As mecânicas do jogo também se relacionam com a história, que é contada por meio de cenas que se desenrolam conforme os soldadinhos avançam pelos cenários. Você pode descobrir mais sobre a vida do inventor fantasma que criou os soldadinhos e o motivo pelo qual ele está preso nesse mundo de brinquedos.
Tin Hearts é um jogo que mistura exploração, plataforma e quebra-cabeças em um universo mágico e nostálgico. As mecânicas do jogo são criativas e desafiadoras, e permitem que você interaja com o mundo de formas divertidas e surpreendentes.
Ressalto aqui a qualidade dos quebra-cabeças que encontramos ao longo de sua aventura que podem tanto ser pré determinados como um bloco com formato específico ou então peças livres que poderá colocar onde e como quiser, expandindo as possibilidades.
Por fim, uma crítica que trago a seu gameplay, é que algumas vezes as mecânicas de movimentação e manipulação de peças, juntamente com a câmera, não é tão agradável. Você passa mais tempo do que seria necessário para colocar uma peça em um ponto específico.
Ambientação simples e agradável
Agora trazendo a esta análise a parte mais técnica, a parte visual e a trilha sonora de Tin Hearts são muito bem feitas e contribuem para a atmosfera do jogo. O mundo segue a já mencionada estética Vitoriana e te situa muito bem nesse simpático atelier de brinquedos. Os soldadinhos de chumbo são cheios de personalidade e expressão e inclusive é possível acompanhar a caminhada deles através de uma câmera dedicada mostrando o avanço na fase.
Já sua trilha sonora é composta por Matthew Chastney, um premiado compositor que trabalhou em trailers de filmes e séries como ‘JOKER’, ‘Chernobyl’ e ‘Bridgerton’. A música é emotiva e envolvente, combinando instrumentos clássicos com sons eletrônicos e mecânicos. Além da música acompanhar o ritmo e o tom do jogo, o que cria uma boa imersão para o jogador, temos a excelente dublagem que já foi mencionada nessa análise e merece um destaque.
Conclusão
De forma geral, Tin Hearts me agradou muito, embora não vá revolucionar o mundo dos jogos e muito menos dos quebra-cabeças, ele entrega uma aventura interessante, polida e que desafiará o jogador.
Recomendo este jogo para quem está procurando algumas horas de desafio onde esteja disposto a resolver alguns puzzles em um ambiente relaxante, mas sem esperar muito mais além disso.
A análise de Tin Hearts segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
Tin Hearts é um jogo relaxante e prazeroso
Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 8.5
7.9
Bom
Tin Hearts me agradou muito, embora não vá revolucionar o mundo dos jogos e muito menos dos quebra-cabeças, ele entrega uma aventura interessante, polida e que desafiará o jogador. Recomendo este jogo para quem está procurando algumas horas de desafio onde esteja disposto a resolver alguns puzzles em um abiente relaxante, mas sem esperar muito mais além disso.