Marcas favoritas dos gamers brasileiros reveladas na Pesquisa Game Brasil 2023
Estudo aprofunda comportamento dos jogadores em relação às marcas e publicidade no universo gamer
A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023, uma análise anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, divulgou recentemente os destaques da sua 10ª edição. Neste ano, a pesquisa se aprofundou no comportamento dos gamers brasileiros em relação às marcas e publicidade no universo gamer. Entre os resultados, estão as marcas mais conhecidas e utilizadas pelos jogadores em 10 setores diferentes.
Segundo o estudo, 80,2% dos gamers brasileiros acreditam que é importante que as marcas respeitem a cultura gamer. Além disso, 68,7% da comunidade acredita que as marcas precisam falar sobre games independentemente de como ou onde a publicidade aparece.
A PGB 2023 também ressalta que 70,1% da população brasileira joga algum tipo de jogo eletrônico. A pesquisa entrevistou 14.825 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, durante janeiro deste ano.
Os gamers brasileiros mostraram aprovação para publicidade e patrocínios em redes sociais (77,2% gostam), lives (76,3%), vídeos sobre jogos (74,2%) e banners na internet (70,3%). Mais de 60% do público prefere comprar produtos e serviços de marcas que fazem propagandas nestes formatos.
MARCAS MAIS POPULARES
Veja abaixo quais são as marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas, de 10 setores diferentes, pelo público de jogos eletrônicos no Brasil, segundo a PGB 2023:
- BANCOS
Mais conhecida: Nubank (82%)
Mais utilizada: Nubank (55,6%)
- CARTÕES DE CRÉDITO
Mais conhecida: Mastercard (86,5%)
Mais utilizada: Mastercard (71,2%)
- CERVEJA
Mais conhecida: Brahma (85,3%)
Mais consumida: Heineken (51,6%)
- COSMÉTICOS
Mais conhecida: O Boticário (85,5%)
Mais consumida: O Boticário (66,7%)
- ENERGÉTICOS
Mais conhecida: Red Bull (82,8%)
Mais consumida: Red Bull (61,5%)
- FOOD SERVICES
Mais conhecida: McDonalds (78,2%)
Mais utilizada: McDonalds (66,1%)
- REFRIGERANTES
Mais conhecida: Coca-Cola (93,6%)
Mais consumida: Coca-Cola (81,8%)
- SNACKS SALGADOS
Mais conhecida: Doritos (74,3%)
Mais consumida: Doritos (54,6%)
- SNACKS DOCES
Mais conhecida: Kit Kat (71,1%)
Mais consumida: Nestlé (56,3%)
- VESTUÁRIO E ROUPAS
Mais conhecida: Nike (75,4%)
Mais utilizada: Nike (57,7%)