A ASUS recentemente compartilhou os mais recentes benchmarks do seu console portátil ROG Ally, sugerindo que os gamers podem querer investir no modelo com o AMD Z1 Extreme ao invés do Z1 comum.
[VAZOU] AMD Zen 5 e 6 tem informações e expectativas de desempenho vazadas
Atualmente, a ASUS tem duas variantes do ROG Ally no mercado: uma equipada com o AMD Z1 Extreme APU, com preço de $699 dólares, e a outra com o chip Z1 comum, com preço de $599 dólares. A criação do modelo mais acessível foi uma tentativa de tornar o console mais atraente para o consumidor comum. No entanto, a questão que permanece é se a diferença de preço vale a pena, já que o Z1 comum é inferior ao seu “Extreme” tanto em CPU quanto em GPU.
A ASUS respondeu a essa questão divulgando os resultados oficiais de seus benchmarks de jogos. Para recapitular, o AMD Z1 Extreme possui 8 núcleos, 16 threads para a CPU, e 12 núcleos RDNA 3, enquanto o Z1 comum possui 6 núcleos, 12 threads para a CPU, e apenas 4 núcleos RDNA 3. Ambos os chips Z1 têm um TDP configurável entre 9-30W e o Z1 Extreme também oferece velocidades de clock mais altas.
Ela testou os modelos ROG Ally em diferentes cenários em seu design de potência máxima de 30W. Os testes utilizaram vários jogos, incluindo Cyberpunk 2077 e Forza Horizon 5. A partir dos benchmarks em 1080p, observou-se que o modelo Ryzen Z1 Extreme lidera em todos os títulos, proporcionando uma impressionante diferença de desempenho de 30-40% em todos os testes. A melhoria média de desempenho do Z1 Extreme sobre o Z1 comum é de 42% nos benchmarks mostrados pela ASUS.
Em 720p, o aumento médio de desempenho é de 34%, que ainda é uma diferença significativa em comparação com a opção Z1 comum. Além disso, a ASUS também utilizou a “Radeon Super Resolution” com 720p em alguns cenários, o que pode ser uma das razões pelas quais o Z1 Extreme conseguiu resultados tão próximos em alguns títulos.
Por uma diferença de preço de 16%, o ASUS ROG Ally com o chip AMD Z1 Extreme oferece ganhos de desempenho de 35-40% sobre a variante não-Extreme. Esses benchmarks comprovam que vale mais a pena investir os $100 dólares extras no ROG Ally do que optar pelo Z1 comum, já que o Extreme tem todas as opções de ajuste para torná-lo tão eficiente quanto a variante não-Extreme e possui hardware superior a bordo.
Para que a variante não-Extreme faça sentido, a ASUS teria que reduzir os preços para cerca de $500 dólares, o que tornaria o console uma opção mais válida frente aos concorrentes.
Um Comentário