NOTICIASHARDWAREPC

Chega de RTX 4090 para a China

O Departamento de Comércio dos EUA impõe novas restrições à exportação de GPUs Nvidia, incluindo a GeForce RTX 4090 na China.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou recentemente novas restrições à exportação de uma série de GPUs da Nvidia, com foco principal em prevenir remessas para a China. A lista de chips que adquirem o status de contrabando de exportação inclui o hardware otimizado para IA da Nvidia. Mas, pela primeira vez, uma GPU de jogos também entrou na lista. Sim, não há mais placas GeForce RTX 4090 para a China.

AMD lança processadores Ryzen Threadripper PRO 7000 WX-Series e Série 7000

Além da RTX 4090, as GPUs A100, A800, H100, H800, L40, L40S da Nvidia estão todas na lista de proibição. A apresentação da SEC (via Benchlife) afirma que as novas restrições se aplicam a “China e Grupos de Países D1, D4 e D5 (incluindo, mas não se limitando a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Vietnã, mas excluindo Israel)”.

Além disso, a apresentação não equivale a uma proibição automática e completa. Em vez disso, impõe “requisitos de licenciamento adicionais”. Tecnicamente, ainda podem ser solicitadas licenças para vender todas as GPUs Nvidia restritas. No entanto, a apresentação esclarece que nenhuma garantia é dada pelo governo dos EUA de que “concederá quaisquer exceções ou licenças, ou agirá sobre o pedido de maneira oportuna”.

As exportações para a China das GPUs H100 de alta especificação da Nvidia já foram restritas por algum tempo. Mas este último desenvolvimento efetivamente impede a exportação para a China de praticamente qualquer GPU Nvidia que possa ser interpretada como tendo habilidades significativas de IA. E isso até mesmo inclui a GPU A800, que foi projetada como uma versão restrita do chip A100 especificamente para cumprir as restrições de exportação dos EUA.

Para a Nvidia, a empresa está minimizando as implicações das novas restrições. “Dada a demanda mundial por nossos produtos, não esperamos um impacto significativo em nossos resultados financeiros no curto prazo”, disse um porta-voz da Nvidia.

Por enquanto, a capacidade da China de produzir seu próprio silício avançado foi congelada após as restrições de exportação de hardware de fabricação também se aplicarem às mais recentes máquinas de litografia, como as da ASML.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo