Com a expectativa crescente de que a Nintendo lance o Switch 2 no primeiro trimestre do próximo ano, uma das maiores questões que surgem é sobre a opção de armazenamento que será utilizada no novo hardware. Atualmente, o Switch permite o uso de praticamente qualquer cartão microSD, desde que tenha uma velocidade de transferência mínima de 60 MB/s. No entanto, se a Nintendo pretende elevar o padrão de seus jogos, essa velocidade pode não ser mais suficiente.
Vazam especificações do Intel Core i9-14900KS
Uma possível resposta para essa questão pode ter sido revelada com o anúncio da nova linha de cartões microSD SD Express da Samsung. Estes cartões, que serão lançados inicialmente com uma opção de 256 GB ainda este ano, seguidos por uma versão de 1 TB, oferecem velocidades de transferência de até 800 MB/s. O que chama a atenção é que, em seu comunicado à imprensa, a Samsung mencionou que os cartões foram desenvolvidos a partir de uma “colaboração bem-sucedida com um cliente para criar um produto personalizado”.
A tecnologia SD Express existe há algum tempo, mas sua adoção tem sido lenta devido ao custo e à falta de um produto de destaque que realmente necessite dessa solução intermediária entre os cartões microSD atuais e os SSDs. A demanda de um cliente por uma solução específica impulsionou esse desenvolvimento, e há especulações de que esse cliente seja a Nintendo, já que o Switch 2 parece ser o candidato ideal para esses novos cartões.
Caso a tecnologia SD Express da Samsung realmente seja utilizada no Switch 2, as velocidades de transferência de 800 MB/s seriam aproximadamente 10 vezes mais rápidas que as do Switch original, o que poderia resultar em tempos de carregamento quase instantâneos para jogos compatíveis com versões anteriores. Embora essa velocidade ainda esteja abaixo dos 5.500 MB/s do SSD do PS5, se o Switch 2 mirar no poder e na fidelidade visual do PS4, talvez as velocidades completas de um SSD não sejam necessárias.
Por enquanto, essas informações são baseadas em especulações, e detalhes concretos só serão confirmados pela própria Nintendo.