Recentes especulações apontam que o Nintendo Switch 2, ainda não anunciado oficialmente, poderá apresentar uma grande evolução em termos de hardware, especificamente com 12GB de RAM, um salto considerável em relação aos 4GB de memória do modelo atual. Essas informações emergiram de supostos dados de remessa e alfândega entre a NVIDIA e a Nintendo, capturados e analisados pelo site Famiboards e discutidos por usuários no Reddit.
Conforme relatado por ‘Darthdiablo’ no Reddit, Famiboards vem monitorando esses dados há meses, identificando menções ao T239 sendo testado/validado na NVIDIA Índia, além de referências a devkits e componentes associados à produção de hardware Nintendo, localizados no Vietnã. Entre esses dados, identificaram-se especificações que sugerem a inclusão de dois módulos de 6 GB LPDDR5, totalizando 12GB de RAM, e 256GB de armazenamento em Universal Flash Storage (UFS 3.1) para o presumido Nintendo Switch 2.
É importante enfatizar que essas informações são ainda não confirmadas e devem ser consideradas com cautela. No entanto, não é a primeira vez que rumores sobre 12GB de RAM para o sucessor do Switch surgem. Em setembro do ano passado, o editor-chefe da Universo Nintendo, Necro Felipe, já havia mencionado essa possibilidade, e mais recentemente, o YouTuber ‘Moore’s Law is Dead’ também sugeriu que o novo console poderia contar com essa quantidade de memória. Segundo uma fonte da NVIDIA próxima ao ‘Moore’s Law is Dead’, a Samsung 8nm seria a escolha ideal para a Nintendo, oferecendo um custo por transistor competitivo e capacidade de escolha entre 8GB, 12GB ou 16GB de memória para o SOC projetado.
Embora a Nintendo ainda não tenha revelado oficialmente o Nintendo Switch 2, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, confirmou que o novo console será anunciado antes de abril de 2025, aumentando a expectativa em torno das possíveis melhorias e inovações que acompanharão o sucessor do popular Switch.