ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Review: Shin Megami Tensei 5: Vengeance

Um conte de vingança surge em sua frente

Lançado em 11 de novembro de 2021 exclusivamente para Nintendo Switch, Shin Megami Tensei 5 era o novo capítulo da consagrada e sombria franquia da Atlus. Obviamente todos os fãs ficaram eufóricos, uma vez que o jogo unia o melhor dos seus antecessores, se mostrando mais próximo do terceiro título, porém, com inúmeras mecânicas muito bem recebidas do Shin Megami Tensei 4.

Obviamente o lançamento do jogo foi um sucesso, ganhando destaque entre vários fãs da franquia e de RPG como um todo. Agora, depois de 3 anos do seu lançamento original, Shin Megami Tensei 5: Vengeance chegou para todas as plataformas atuais, aumentando o alcance da franquia e trazendo também uma história inédita que é o Cânone de Vingança.

O que será que essa história de vingança trará pra gente? Continue lendo essa análise para descobrir.

Esse review de Shin Megami Tensei 5: Vengeance foi feito graças a um código de PS5 cedido pela distribuidora. O jogo se encontra com legendas em pt-br.

Um cânone da vida ou de vingança?

Shin Megami Tensei 5: Vengeance traz duas campanhas bastante distintas que são nomeadas como cânone da vida e cânone de vingança. Logo de começo podemos selecionar para qual dessas histórias vamos seguir.

Porém, o que muda de uma para a outra? Enquanto o cânone de vida traz o enredo já conhecido do jogo original, o cânone de vingança entrega uma experiência totalmente inédita com a inclusão de uma personagem inédita desde o começo da história. Outro fator decisório que faz com que a história mude por completo é a inclusão da organização de demônios Qadištu que se mostrará um inimigo com potencial tão grande quanto a guerra entre os anjos e o exército do rei demônio.

Por questões de embargo, não posso me aprofundar no que a história nos aguarda. Contudo, o cânone de vingança traz uma narrativa muito bem estruturada, com novos chefes e mudança no destino dos personagens. Eventos já conhecidos são citados, porém, temos outra perspectiva e, além disso, novos segredos são revelados enriquecendo a lore do game.

Shin Megami Tensei 5: Vengeance

RPG desafiador e raiz

Shin Megami Tensei 5: Vengeance é um RPG de turnos que honra a sua origem, mas inova em vários aspectos para deixar as batalhas bastante dinâmicas. Como de costume, jogamos com um protagonista capaz de “invocar” demônios, apesar que desta vez temos uma situação similar ao Shin Megami Tensei III: Nocturne onde você consegue se aliar com demônios e eles te acompanham durante a jornada.

Como o protagonista virou um Nohabino que é a mescla perfeita de demônio com humano, ele possui habilidades especiais por meio da essência dos demônios. Sendo assim, além de conseguir eles para sua equipe, também será necessário obter a essência para que possa mudar as habilidades do seu personagem e assim montar uma build mais atrativa.

Tecnicamente isso permite que você utilize qualquer habilidade disponível no jogo, exceto as exclusivas que são marcas registradas dos personagens históricos como a Gae Bolg do Cuchulainn.

Após essa explicação toda, vamos falar mais da batalha em si. Você pode utilizar até 3 demônios junto de você simultaneamente e ir trocando eles durante a batalha. Normalmente cada personagem terá direito a um ataque, mas caso atinja um ponto fraco ou cause dano crítico, receberá um movimento de bônus.

O grande diferencial de Shin Megami Tensei 5: Vengeance para com os seus antecessores é a utilização de magatsuhi que é uma barra de energia que vai acumulando de acordo com as suas ações e quando está preenchida é possível utilizar uma habilidade de magatsuhi que varia entre um golpe especial extremamente poderoso, algum suporte que ajudará a se manter vivo ou um buff devastador.

Um mundo expandido e repleto de perigos

Algo simplesmente sensacional em Shin Megami Tensei 5: Vengeance é o seu ritmo narrativo. O jogo constantemente alterna em situações mais diretas com a história se desenrolando num ritmo impactante, enquanto em outros momentos somos entregues a um cenário aberto e bastante amplo, permitindo que a gente se aventura naquilo que o mundo virou após a guerra de anjos e demônios.

Nesses momentos de explorações, somos entregues a mapas realmente grandes levando em consideração que Shin Megami Tensei 5: Vengeance não se trata de um open world. Há vários inimigos espalhados, chefes opcionais e missões secundárias.

Provavelmente o único ponto negativo dentro deste mundo tão rico é a forma que os inimigos estão distribuídos, pois eles ficam juntos em hordas e, consequentemente, quando encontra uma sempre são vários demônios daquele mesmo tipo numa área bem específica e todos indo em sua direção para iniciar uma batalha.

Quando você quer se alinhar a algum desses demônios, essa questão das hordas ajuda bastante, mas infelizmente acaba atrapalhando quando só queremos passar pelo cenário evitando combate. Dando um adendo em relação ao combate, Shin Megami Tensei 5: Vengeance é um jogo que você vai constantemente salvar o seu progresso, pois qualquer deslize no combate pode e será fatal. Não há opção de “continue”, você de imediato é jogado no menu principal e terá apenas como opção carregar o seu save mais atual. E sim, não temos save automático.

Gráficos e Áudio

Shin Megami Tensei 5: Vengeance foi feito na Unreal Engine e, com isso, traz gráficos extremamente bonitos e fluidos que se encaixaram perfeitamente com o visual clássico da série, se distanciando do que vimos no quarto título da franquia. Consequentemente, a direção de arte é um baita ponto positivo seja pelos personagens ou devido aos cenários pós apocalípticos.

Com a vinda do jogo para Playstation 4, 5, Xbox One, Series e PC é possível aproveitar uma versão ainda mais bela do jogo sem os serrilhados do Switch e com traços muito mais nítidos. Além disso, vale lembrar que o jogo ainda roda com uma taxa de quadros bem superior ao que temos no híbrido da Nintendo.

Em questão de áudio, podemos optar pela dublagem japonesa ou norte-americana. Independente de qual seja a sua opção, ambas estão excelentes e combinaram perfeitamente com os personagens. Diferente de Persona, Shin Megami Tensei 5: Vengeance não traz uma trilha sonora tão cantada e, ao invés disso, temos músicas mais sombrias e profundas que combinam perfeitamente com os cenários devastados e tragédias que aguardam Nahobino.

Shin Megami Tensei 5: Vengeance
O trauma de todo jogador do Nocturne, agora em 4k.

Conclusão do review de Shin Megami Tensei 5: Vengeance

Este ano de 2024 está sendo surpreendente para todos os fãs de RPG, mas em especial para quem ama os jogos da Atlus. Afinal, num único ano recebemos remake do Persona 3, tivemos o novo sucesso da Vanillaware que é Unicorn Overlord e agora Shin Megami Tensei 5: Vengeance que fecha a primeira metade do ano com chave de ouro.

É inegável que aqui temos uma obra de arte para os amantes de JRPG, pois o jogo consegue ser desafiador, envolvente, trazer duas boas histórias com personagens extremamente profundos e não desperdiça o tempo do jogador com diálogos desnecessários numa falsa impressão de desenvolvimento.

Shin Megami Tensei 5: Vengeance tem um gameplay muito bem estruturado e que permite o jogador desenvolver inúmeras builds para se encaixar no seu estilo, enquanto os desafios que estão pela frente são todos a altura trazendo inimigos perigosos para manter a sua jornada bastante satisfatória a cada vitória.

Por fim, devo dizer que aqui temos um jogo polido, envolvente e que merecedor de atenção por todos os fãs de RPG.

Shin Megami Tensei 5: Vengeance

Essa análise/review de Shin Megami Tensei 5: Vengeance segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Review: Shin Megami Tensei 5: Vengeance

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 9
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 10

9.8

Maravilhoso

Shin Megami Tensei 5: Vengeance é um RPG excelente que consegue se destacar por sua narrativa profunda e que traz inúmeros dilemas morais aos seus personagens. É um jogo desafiador, mas bastante satisfatório.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo