Monster Hunter Stories foi lançado originalmente no Nintendo 3DS com a proposta de trazer uma mistura de Monster Hunter com Pokémon, onde o jogador poderia conseguir monstros icônicos da série e domá-los para utilizar eles em batalhas contra inimigos formidáveis e até mesmo contra outros jogadores. Agora, 8 anos depois do seu lançamento, Monster Hunter Stories está chegando para outras plataformas como Playstation, PC e também Nintendo Switch.
Será que esse port ficou bom? Vamos conferir com esse review que foi feito graças a um código cedido pela Capcom.
Desvenda mistérios e consiga diversos aliados
Nesta história de Monster Hunter, estamos numa vila onde diversas pessoas tem a capacidade de montar em monstros para que assim possam combater inimigos, realizar missões e proteger a aldeia. A história começa quando um trio de amigos entram numa floresta que apenas montadores podem visitar e acabam encontrando um ovo que se choca diante deles, mesmo esse acontecimento sendo possível apenas na presença de um montador.
Do ovo surge um Rathalos que é um tipo de dragão capaz de voar e soltar fogo por sua boca. Apesar de aparentar ser agressivo, na verdade se mostrou bastante dócil diante do protagonista. Porém, a comemoração pelo novo amigo de asas foi bastante curta, pois outros moradores da aldeia descobriram onde o trio tinha ido parar e foram obrigados a retornar.
Neste momento, a vila é atacada por um monstro misterioso que acaba destruindo tudo e também causando uma tragédia contra a família de um dos protagonistas. Após o trágico ocorrido, um ano se passou e chegou a vez do protagonista realizar o teste para se tornar um montador oficial e criar a sua primeira conexão com um monstro.
A história se desenrola num ritmo agradável, mostrando mais da rotina da vila juntamente da apresentação de novos personagens no decorrer da narrativa. Não é um enredo inovador, mas cumpre o seu papel muito bem.
Choque ovos e crie conexões
Apesar de poder ser chamado de “pokémon de Monster Hunter”, Monster Hunter Stories não permite que você capture monstrinhos por meio de algum item. Invés disso, você quem conseguir um ovo ou fragmentos de ovos para conseguir chocar uma nova criaturinha para a sua equipe.
Após chocar o ovo, você poderá usar esse monstrinho para te acompanhar no mapa e também servir como montaria. Além disso, as batalhas do jogo sempre envolvem combate em dupla contra os inimigos, onde você e um dos monstros lutam em conjunto.
Falando no combate, você pode selecionar suas ações como ataque básico, habilidade de montador, habilidade do monstro ou utilizar item. Normalmente o monstro fará um movimento automático, caso você não selecione uma habilidade para ele utilizar.
À medida que o combate desenrola, você acumula pontos de afinidade. Quando esses pontos chegam no limite é possível que você monte no monstro, fazendo com que o HP de ambos seja recuperado ao virar uma só e também potencializa o dano de seus ataques, uma vez que só terá um movimento por turno.
Além de poder montar no seu monstrinho, a barra de afinidade no limite permite a utilização de uma habilidade de montaria que é um golpe especial que causa dano muito maior do que um ataque simples. Após isso, você desce da sua criaturinha e voltam a enfrentar o inimigo em dupla, caso o próprio não tenha sido derrotado.
Tudo se baseia em pedra, papel e tesoura
O combate de Monster Hunter Stories se baseia na mecânica de pedra, papel e tesoura onde temos força, velocidade e técnica. Consequentemente a velocidade ganha de força, técnica oblitera velocidade e força destroi técnica.
Cada inimigo tem uma sequência de golpes baseado em um ou mais movimentos, então descobrir qual é essa sequência se torna o segredo para a vitória. Normalmente o amigato que te acompanha durante a jornada dá alguma dica dizendo algo do tipo “esse monstro é rápido”, indicando que ele usará ataques de velocidade, por exemplo.
Inimigos básicos só usam um tipo de ataque, mas quando enfrentamos oponentes mais fortes eles vão usar sequência que variam o tipo de movimento como, por exemplo, dois golpes de técnica e um de velocidade.
Os teus monstros também variam em seus tipos de golpes, então usar um que tenha mais vantagem contra o inimigo em questão é uma ótima forma de conseguir vencer as lutas levando menos dano.
Um mundo fantástico para explorar
A franquia sempre se destacou em sua exploração e Monster Hunter Stories não seria diferente. Aqui você poderá pegar missões secundárias além da história principal e explorar por completo o mundo do jogo que traz consigo variações de biomas como florestas, regiões gélidas, lagos, planícies e etc. Em cada região, verá diferentes tipos de monstros e tocas para conseguir ovos.
Também será possível conseguir itens que estarão espalhados pelo mapa como ervas, cogumelos, pedras e metais. Tudo terá alguma utilização como fazer a criação de poções e usar materiais no ferreiro para desenvolver novas armas e armaduras que serão essenciais para a sua evolução.
Gráficos melhorados e dublagem completa
É inegável que temos em mãos um port do jogo lançado para Nintendo 3DS, porém, não se trata de um simples copiar e colar. A Capcom teve cuidado em melhorar os gráficos do jogo, polindo-os para tirar o serrilhado que se encontrava na versão original, fazendo com que ficasse algo mais próximo do que vimos em seu segundo título lançado para Switch e PC em 2021.
Apesar dessa melhoria, ainda temos cenários que são consideravelmente vazios por conta da limitação que ele tinha na época que foi criado. Além disso, os gráficos dos cenários deixam um pouco a desejar apesar das melhorias.
Além da mudança dos gráficos, o áudio também foi otimizado fazendo com que o som tivesse melhor qualidade. Outra adição extremamente bem vinda foi a dublagem em japonês e inglês que está presente nesta versão. Inclusive, agora o jogo conta com legendas em pt-br.
Conclusão do review de Monster Hunter Stories
Monster Hunter Stories já era um ótimo RPG desde o seu lançamento no portátil da Nintendo, contudo, agora com essa nova versão temos um jogo muito mais polido e completo do qual é possível aproveitar a história, criar monstros e até mesmo realizar batalhas online. Tudo isso com gráficos melhorados e dublagem.
Monster Hunter Stories é inegavelmente um jogo nichado, pois a pessoa tem que ser fã de Monster Hunter e gostar de RPG de turno, mas ainda assim é um ótimo game para quem se encaixa nesta descrição.
Essa análise/review de Monster Hunter Stories segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.
Review - Monster Hunter Stories
Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 9
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 8
Narrativa - 7
8
Ótimo
Monster Hunter Stories é um ótimo RPG para fãs de Monster Hunter de RPG de turno. Essa versão do jogo traz a melhor experiência possível.