ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition

Vinte anos se passou desde o lançamento de Beyond Good & Evil no saudoso Playstation 2, desde então houve um relançamento no Playstation 3 e Xbox 360 recebendo o subtítulo de “HD Edition” e, além disso, em 2018 foi realizado o anúncio oficial do desenvolvimento do segundo título da franquia. Com as expectativas na altura pelo aguardo de alguma novidade do desenvolvimento deste jogo, os fãs foram surpreendidos com o anúncio de Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition.

Nosso análise será sobre a edição mais recente do game e se vale a pena para quem já jogou a versão original do PS2 ou a edição HD. Então continue lendo para descobrir.

Exponha crimes e conspirações com suas fotos

Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition traz a história de Jade, uma jornalista que aceita missões perigosas com o intuito de expor as verdades que assolam o planeta Hillys ao mesmo tempo em que ela faz parte da resistência contra a corrupção e ações malignas da organização que está infiltrada no governo do planeta.

Junto de Jade, teremos a companhia de personagens carismáticos e peculiares como o tio dela, um javali rosa chamado Pey’j e também os membros da resistência.

A narrativa é contada por meio de capítulos, trazendo um enredo mais explícito sobre o envolvimento de Jade na luta contra todas as conspirações que estão envolvendo o seu planeta, mas também por meio de diálogos e acontecimentos no mundo podemos acompanhar a crise política que está ocorrendo naquele mesmo momento.

Sua história é realmente bem construída, mesmo que alguns detalhes sejam apresentados de maneira mais superficial. Principalmente quando se trata do mundo do qual o jogo se passa.

Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition tem um plus em comparação ao jogo original, pois adicionou uma nova caçada ao tesouro dentro da campanha, o que revela mais sobre a infância de Jade e também cria uma ponte com Beyond Good & Evil 2 que infelizmente ninguém sabe quando será lançado.

Beyond Good & Evil - 20th Anniversary Edition

Um bom envelhecimento de 20 anos

Algo impressionante em Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition é como o jogo envelheceu bem. Apesar de ser um game do período do Playstation 2, a sua jogabilidade não se mostra tão datada. Obviamente há alguns aspectos que poderiam ser melhores, principalmente na câmera e o sistema de combate que é bastante limitado. Porém, por ser um jogo de aventura com grande destaque nos seus puzzles e desafios de stealth, não sentimos tanto o peso da idade na maior parte do jogo.

Além disso, as partes que precisamos dirigir o barco ou a nave se mostra bem refinado até para os dias de hoje. Principalmente nas competições de corrida.

Falando mais sobre o gameplay, aqui temos um jogo de aventura que consegue dividir sua jogabilidade em várias vertentes. Você terá que resolver puzzles e também passar por desafios de plataforma 3D, porém, em outros momentos terá que utilizar stealth para não ser avistado por guardas inimigos.

Inclusive, quando surgem inimigos terá que enfrentá-los com as habilidades de luta que Jade possui, onde basicamente utiliza golpes com um bastão ao apertar quadrado ou um golpe forte ao segurar o botão. Caso esteja junto de um aliado, poderá pressionar o triângulo para que ele execute um golpe para te ajudar.

O gameplay também traz consigo alguns momentos em que devemos pilotar a nave/barco de Jade, seja para ir até o próximo cenário ou participar de competições de corrida.

Beyond Good & Evil - 20th Anniversary Edition

Melhorias do Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition

Provavelmente essa seja a principal questão quando falamos de Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition, pois quais são as melhorias que o jogo trouxe em comparação às suas primeiras versões?

Além da adição mencionada anteriormente sobre a conexão de Jade com o segundo título, essa versão também traz consigo o modo speedrun que deixa o tempo exposto na tela e simplesmente não há save, forçando que o jogador conclua o jogo numa única jogada e o mais rápido possível.

Além disso, essa definitivamente é a melhor versão para quem nunca jogou Beyond Good & Evil, pois traz gráficos em 4k junto dos tão queridos 60 fps. Junto disso, também foi adicionado o auto save, fazendo com que você não precise achar o save point mais próximo num momento que precisar desligar o jogo por alguma urgência. E, claro, agora temos legendas em pt-br, melhorando a experiência narrativa do jogo.

Outra otimização está na trilha sonora, pois as músicas foram regravadas para trazer maior qualidade no áudio.

Apesar das melhorias, o jogo ainda tem gráficos da sua direção de arte original o que atualmente já está bastante datado, principalmente quando vemos os personagens humanos os quais apresentam apenas texturas em seus cabelos e em algumas roupas, enquanto os humanoides que são mesclados com animais tem um visual que envelheceu bem melhor.

Beyond Good & Evil - 20th Anniversary Edition

Conclusão do análise de Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition

Provavelmente Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition não era o jogo que os fãs estavam aguardando, uma vez que desde 2018 todos esperam por novidades do segundo título da franquia. Apesar disso, aqui temos uma nova versão robusta do game e que se mostra a melhor versão para quem deseja vivenciar pela primeira vez a experiência de Beyond Good & Evil. Também é uma grande oportunidade para os fãs de longa data reviverem as aventuras de Jade, agora em 60fps e com legendas em pt-br.

É inegável que o jogo envelheceu bem, mesmo tendo alguns pontos negativos para os dias de hoje como sua câmera ou a simplicidade de seus comandos. Contudo, ainda assim é um ótimo game que trará cerca de 10 a 15 horas de diversão com a sua história envolvente e personagens carismáticos.

Beyond Good & Evil - 20th Anniversary Edition

Essa análise de Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Envelheceu muito bem

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 10

9.2

Excelente

Beyond Good & Evil - 20th Anniversary Edition é a versão definitiva do saudoso game. Infelizmente não se trata de um remake, mas ele traz consigo diversas melhorias como gráficos em 4k, 60fps, tradução em pt-br e autosave. Esse mix de melhorias tornam a experiência do jogo muito mais promissora e envolvente.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo