Rumores recentes sugerem que o Nintendo Switch 2 foi projetado para ter um desempenho superior ao do seu antecessor quando utilizado em modo dock, enquanto mantém uma boa eficiência em modo portátil. De acordo com o canal Moore’s Law is Dead, o novo console da Nintendo terá um consumo de energia de 5 watts em modo portátil, utilizando um sistema de resfriamento sem ventilador. Já em modo dock, o consumo variará entre 15 a 30 watts, com uma solução de resfriamento adequada para o aumento de potência.
Gamescom Latam: Switch 2 chegará (provavelmente) no lançamento no Brasil
A comparação com o Steam Deck também foi abordada. Apesar do Switch 2 ser projetado com foco na eficiência energética, seus núcleos não serão tão potentes quanto os do chip do Steam Deck. Isso se traduzirá em uma diferença de desempenho: jogos que rodam a 90 FPS no Steam Deck devem rodar a cerca de 60 FPS no Switch 2. Da mesma forma, jogos que rodam a 60 FPS no sistema da Valve provavelmente rodarão a 40-45 FPS no console da Nintendo, com VRR para suavizar a experiência.
Entretanto, o Switch 2 deverá compensar essa diferença com suporte à tecnologia NVIDIA DLSS, permitindo rodar jogos em resoluções mais altas e possivelmente com ray tracing. Isso representa uma melhoria significativa em relação ao modelo atual do Switch, apesar de não superar o desempenho do Steam Deck.
Até o momento, a Nintendo não revelou oficialmente o Switch 2, e a data de lançamento ainda não foi confirmada. No entanto, a empresa está se preparando para garantir que o console esteja amplamente disponível nas lojas assim que for lançado.