O que começou como uma reclamação da fanbase se transformou em uma tragédia para a EA. O aguardado Star Wars Battlefront II, lançado às vésperas do ainda mais aguardado filme Star Wars VII – The Last Jedis, vendeu 61% menos que seu primeiro jogo, lançado há dois anos atrás. Os números são referentes às vendas físicas no Reino Unido e confirmam a preocupação da EA após a polêmica com as microtransações no jogo.
Embora Star Wars Battlefront II traga algumas melhorias bem-vindas em relação ao primeiro jogo, a narrativa sobre o lançamento assumiu um caráter negativo. Tudo começou quando alguns jogadores descobriram que, para liberar personagens icônicos dentro do jogo como Luke Skywalker e Darth Vader, era preciso gastar 40h dentro do jogo ou mais de 2 mil dólares. A EA se posicionou, mas a resposta foi muito ruim e o comentário bateu recorde de negativações no Reddit.
A partir daí a coisa só desandou. Muitos clientes começaram a pedir cancelamento da pré-venda. A EA, vendo que as coisas tinham tomado uma proporção grande, retirou a monetização temporariamente do jogo, mas o estrago já estava feito. E o resultado está aí. Claro, sabemos que as vendas de jogos físicos estão caindo ano a ano, mas diante de uma redução de 61% em relação ao primeiro jogo e, ainda mais, perto de um lançamento tão esperado, mostra que a indignação da fanbase chegou no bolso da produtora.
Resta saber como será a venda do jogo em outros polos e como ela se comportará ao longo da vida útil de Star Wars Battlefront II.