A NVIDIA está reduzindo significativamente a produção de suas GPUs GeForce RTX 40, o que pode gerar uma escassez no mercado já no próximo mês. Fontes da cadeia de suprimentos relatam que a produção dessas placas gráficas caiu até 50%, afetando especialmente os modelos GeForce RTX 4070 e RTX 4060.
Review: Samsung Book4 Ultra (RTX 4070)
De acordo com relatos da mídia taiwanesa, a NVIDIA está redirecionando seus esforços para atender à crescente demanda por tecnologia de inteligência artificial, com foco na futura linha Blackwell. Fornecedores como a TSMC ajustaram suas instalações de produção para acompanhar esse movimento, resultando em uma redução na disponibilidade das GPUs GeForce RTX 40.
Além disso, há indícios de que a NVIDIA enfrentou problemas de controle de qualidade com lotes de GDDR6X, um componente crucial para suas placas gráficas, o que também contribuiu para a queda na produção. Este problema, embora temporário, impactou a cadeia de suprimentos e a produção geral das GPUs.
Outro fator que agrava a situação é a estratégia da NVIDIA de evitar excesso de estoque antes do lançamento da próxima geração de GPUs, a série RTX 50. Modelos como o RTX 4060 Ti e 4060 já estão com a oferta limitada, o que elevou os preços e agora afeta também os modelos de alta performance como o RTX 4090, RTX 4080 e RTX 4070.
Segundo a pesquisa de hardware da Steam de junho de 2024, as GPUs GeForce RTX 40 “Ada” representam 21,3% do mercado, enquanto as GPUs RTX 30 “Ampere” têm uma fatia de 32,7%. As GPUs mais antigas da série Turing “GeForce RTX 20” ainda detêm 22,2% do mercado.
Dada a iminente substituição pela série RTX 50 e o declínio no interesse dos consumidores pela série RTX 40, a redução na produção parece uma medida justificada pela NVIDIA. Embora possa haver um aumento temporário nos preços das GPUs RTX 40 existentes, isso ainda não está confirmado.