ANÁLISESNOTICIASPCPREVIEWS

Primeiras Impressões: Unrailed 2: Back on Track

Uma excelente evolução do primeiro jogo

A Indoor Astronaut está de volta com Unrailed 2: Back on Track, a aguardada sequência do aclamado jogo cooperativo de construção de trilhos. Tivemos a oportunidade de testar uma versão prévia do jogo, gentilmente cedida pela desenvolvedora, e estamos aqui para compartilhar nossas primeiras impressões.

Para quem não está familiarizado com a franquia, Unrailed é um jogo cooperativo onde os jogadores trabalham juntos para construir uma ferrovia em tempo real, enquanto um trem avança desembestado pelo mapa. O desafio está em coletar recursos, criar trilhos e superar obstáculos antes que o trem alcance o fim da linha – literalmente.

Unrailed 2 mantém a essência do original, mas adiciona novos elementos que prometem elevar a experiência a um novo patamar. Confira no nosso preview abaixo o que há de novo e como essas adições impactam a jogabilidade.

Novas Mecânicas e Progressão

Uma das principais novidades em Unrailed 2 é o sistema de escolha de mapas, que adiciona uma camada extra de estratégia ao jogo. Diferentemente do primeiro jogo, onde os jogadores simplesmente avançavam de um nível para o outro, Unrailed 2 apresenta uma estrutura de mapa ramificada. Após completar um nível, os jogadores se deparam com uma bifurcação, oferecendo dois ou mais caminhos possíveis.

Cada caminho é representado por um ícone que indica o tipo de bioma, a dificuldade e as recompensas potenciais. Por exemplo, um caminho de uma única fase desafiadora pode levar a um novo bioma, enquanto outro pode oferecer uma série de fases mais fáceis. Alguns caminhos podem levar a lojas especiais, onde é possível adquirir novos vagões ou upgrades, enquanto outros podem culminar em um encontro com um chefe de fase.

Essa mecânica adiciona uma camada de planejamento estratégico a longo prazo ao jogo. Por exemplo, dependendo dos vagões que você adquiriu e da estratégia da sua equipe, pode ser mais vantajoso optar por um caminho mais desafiador com uma única fase do que uma rota aparentemente mais fácil com múltiplas fases que não levam a um novo bioma.

Dessa forma, os jogadores precisam considerar vários fatores ao fazer suas escolhas: o estado atual do trem e seus recursos, as missões da equipe, e os objetivos a longo prazo da jornada. Um caminho pode oferecer uma recompensa tentadora, mas também pode deixar a equipe mal preparada para os desafios futuros. Outro pode parecer mais seguro, mas pode resultar em progresso mais lento em direção aos biomas mais avançados. Tudo isso traz uma camada de estratégia nova à série, que incrementa muito a experiência do primeiro jogo.

Biomas e Variedade Visual

Aliás, Unrailed 2 expande bastante o número de ambientes disponíveis, mantendo-se fiel à estética característica do primeiro jogo. À primeira vista, os jogadores familiarizados com o original podem até confundir os dois, já que os desenvolvedores fizeram questão de manter os visuais sem tantas alterações. Ainda assim, há diferenças.

Os novos biomas não são apenas uma mudança estética; cada um traz seus próprios desafios e mecânicas únicas. Ou seja, cada ambiente exige que os jogadores adaptem suas estratégias. Por exemplo, no deserto, os jogadores podem ter que lidar com a escassez de água, enquanto nas florestas, a vegetação pode dificultar a construção de trilhos.

Uma mudança significativa nos bastidores, que contribuiu para essa evolução, foi a transição do motor gráfico Unity para o Godot. Essa decisão, provavelmente influenciada pelas recentes controvérsias envolvendo as novas políticas de precificação da Unity, parece ter dado aos desenvolvedores mais liberdade criativa e técnica, além de ter simplificado o processo de criação do jogo. Tivemos alguns crashes e bugs durante os testes, que podem ser relacionados com essa mudança, mas isso não é nada que não seja esperado um mês antes do lançamento do jogo.

Visualmente, o jogo mantém o estilo voxel característico, com modelos criados no MagicaVoxel e animados no Blender. O jogo não parece utilizar uma iluminação global, mas ainda assim faz um bom uso da oclusão ambiente e bloom para criar uma boa atmosfera em cada bioma.

Cooperação e Caos Controlado

Assim como no original, a cooperação continua sendo o coração de Unrailed 2. O jogo realmente brilha quando é jogado com amigos, seja local ou online, oferecendo uma experiência que vai muito além da simples construção de trilhos. A necessidade de comunicação e coordenação rápida não apenas cria momentos hilários e gratificantes, mas também desafia os jogadores a pensarem estrategicamente em meio ao caos.

Durante as jogatinas com o Bruno, ficou evidente que o sucesso de Unrailed 2 depende de um balanço cuidadoso executado entre os jogadores. Tivemos que coordenar de forma meticulosa nossas ações para garantir um fluxo constante de materiais e trilhos prontos, permitindo que o trem seguisse o melhor caminho possível, principalmente nas fases mais desafiadoras.

Em fases com chefes, foi necessário dividir as tarefas de forma ainda mais específica: enquanto um de nós se concentrava em atacar o chefe, o outro continuava a tarefa de manter o trem em movimento. Agora, mesmo com o aumento da complexidade, Unrailed 2 consegue manter um equilíbrio delicado entre o caos e o controle. Mesmo nas situações mais frenéticas, sempre há uma sensação de que o sucesso é possível com a coordenação adequada, transformando potenciais desastres em vitórias emocionantes.

Tudo isso é dentro do gameplay de fato, mas é importante frisar que Unrailed 2 adiciona uma camada extra de estratégia com decisões importantes a serem tomadas antes da seleção das fases. O planejamento cuidadoso de quais vagões comprar e se vale a pena aceitar desafios extras para ganhar mais parafusos ao longo do caminho foi crucial para que nós conseguíssemos avançar, por exemplo. Essas decisões têm impactos de longo prazo na jornada, influenciando não apenas a fase atual, mas também as possibilidades futuras.

A parte sonora

Para completar, Unrailed 2 traz uma evolução sonora bastante perceptível em relação ao seu antecessor. Os efeitos sonoros ambientais, que já eram um ponto forte no original, foram refinados e expandidos, oferecendo uma identidade única para cada bioma. Desde o barulho dos animais até a batida da picareta em cada pedra, cada ambiente possui um certo estilo sonoro que imerge o jogador na fase.

A verdadeira estrela, entretanto, é a trilha sonora. As músicas em Unrailed 2 são muito mais memoráveis e variadas que no primeiro jogo. Os desenvolvedores conseguiram criar um equilíbrio entre melodias pacíficas e relaxantes e composições que capturam perfeitamente o caos característico do jogo. Essa transição dinâmica entre estilos musicais se alinha muito bem com a ação na tela, trazendo tensão nos momentos críticos e calma durante as partes mais tranquilas.

Conclusão – Primeiras Impressões – Unrailed 2: Back on Track

Para concluir esse preview com nossas primeiras impressões, eu posso dizer tranquilamente que Unrailed 2: Back on Track é uma sequência que expande muito bem os elementos que fizeram o original tão divertido. As novas adições, como o sistema de escolha de mapas e os upgrades permanentes, adicionam profundidade sem comprometer a acessibilidade que tornou o primeiro jogo popular.

Fora isso, o novo modo criação, que permite aos jogadores criar e compartilhar seus próprios mapas, é uma adição bastante interessante, já que ele traz um potencial quase infinito de conteúdo gerado pela comunidade.

E é claro, a experiência cooperativa continua sendo o ponto forte do jogo, com o caos controlado e a necessidade de comunicação sempre criando momentos memoráveis. Unrailed 2 já é uma adição valiosa ao gênero de jogos cooperativos, e fãs do original e novos jogadores têm muito o que esperar no dia 7 de Novembro, desde que estejam preparados para um pouco de discórdia.

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo