
O gênero de estratégia em tempo real (RTS) tem um legado marcante, com franquias como Command & Conquer, StarCraft e Warcraft moldando seu auge nos anos 90 e 2000. Em meio a um mercado que mudou muito e viu uma queda na popularidade desse estilo de jogo, Tempest Rising surge como uma carta de amor aos clássicos RTS, trazendo mecânicas tradicionais com um toque moderno.
Durante uma apresentação de Tempest Rising, tivemos a oportunidade de conversar com Brandon, Lead Game Designer, e Fred, CEO da Slipgate Ironworks, que compartilharam detalhes sobre o desenvolvimento e a inspiração por trás do projeto.

O Conceito e a Inspiração
A ideia de Tempest Rising estava na cabeça de Fred desde que ele tinha 8 anos. As primeiras concepções começaram em 2017, e o desenvolvimento está em andamento há três anos e meio. A inspiração veio de jogos icônicos do gênero RTS (já mencionados) e também de como DOOM conseguiu trazer um estilo clássico de jogo para os dias de hoje sem perder sua identidade. O objetivo é oferecer aos jogadores uma experiência que capture a essência dos jogos de estratégia tradicionais, com algumas inovações pontuais para modernizar o gameplay.
A História
O enredo de Tempest Rising se passa na década de 1970, em um mundo devastado pela Terceira Guerra Mundial que eclodiu após as crises dos mísseis de Cuba. Após o conflito, uma nova fonte de energia conhecida como Tempest é descoberta, desencadeando uma disputa global pelo seu controle. Duas grandes facções emergem nesse cenário:
- Tempest Dynasty: Uma organização que acredita possuir o direito natural sobre a energia Tempest, pois seu fundador testemunhou seu surgimento durante a guerra e foi afetado de certa forma. Utilizam uma tecnologia mais antiga, mas possuem sistemas flexíveis e um estilo de jogo dinâmico.
- GDF (Global Defense Force): Um grupo formado pelas nações do mundo para garantir que a energia Tempest seja usada para manter a paz e evitar novos conflitos. Para tal, eles usam de força para ter os países debaixo deles. Utilizam tecnologia moderna e estruturas mais robustas.
Ao longo do jogo, os jogadores explorarão a história por meio de cutscenes entre missões. Antes de cada batalha, existirá uma espécie de War Room, onde será possível escolher diálogos e fazer perguntas, de forma similar a um RPG. No entanto, como o jogador começa sem muito prestígio dentro da facção, nem sempre obterá todas as respostas.
Adicionalmente, uma terceira facção (não jogável no lançamento de Tempest Rising) aparecerá ao longo da história, que são os Veti. Embora pouco tenha sido falado deles, eles despertam do fundo da Terra e tem uma relação mais antiga (quase religiosa) com o Tempest.
Mecânicas de Gameplay
Cada facção possui diferenças estruturais no gameplay, oferecendo estilos de jogo distintos. Isso visa equilibrar o gameplay entre as duas facções.
- Tempest Dynasty: As construções são instantâneas, mas exigem que unidades estejam presentes no local. A facção também possui o Dínamo, um sistema que acelera a produção, mas causa dano aos edifícios. Isso adiciona um elemento de gestão de risco ao jogo.
- GDF: Suas construções começam como uma planta baixa no chão antes de serem construídas, tornando-as vulneráveis no início, mas permitindo maior controle sobre a expansão. Adicionalmente, existe uma maior flexibilidade e facilidade em construir edificações sem a presença física de um veículo.
O sistema de progressão das facções conta com a mecânica Doctrine, uma árvore de habilidades sequencial onde as melhorias devem ser desbloqueadas em ordem, trazendo um senso de planejamento estratégico. Enquanto uma habilidade desbloqueada pouco muda no jogo, um conjunto de habilidades irá mudar bastante o gameplay.
Adicionalmente, Tempest Rising traz diferenças entre os recursos. Ao mesmo tempo que a GDF parece ser mais atrativa por ser mais poderosa, ela tem que ceder mais para fazer suas construções. Já a Tempest Dynasty, embora aparenta ser mais fraca, ela tem mais agilidade.
- Tempest Dynasty coleta Tempest e o converte diretamente em dinheiro.
- GDF usa, além do Tempest, um sistema de Intel, obtida ao longo do jogo e pode ser utilizada para ativar habilidades especiais ou reduzir custos de unidades e estruturas.
O jogo também conta com Especialistas, unidades similares a heróis, mas sem um papel central na narrativa. Existem cinco tipos diferentes, cada um com habilidades únicas, como desativar estruturas inimigas. Com o tempo, habilidades de facções serão liberadas para dar algum tipo de auxílio, como um ataque estratégico na base inimiga.
A própria energia Tempest tem um papel tático no jogo. Enquanto unidades terrestres podem atravessá-la sem problemas, veículos sofrem danos ao passar por áreas contaminadas, ajudando a equilibrar o poder das unidades mecanizadas. Estas, as quais, podem atropelar as unidades terrestres
Tempest Rising promete um grande retorno do gênero
Com mecânicas inspiradas nos melhores RTS da década de 90 e um compromisso com a estratégia e equilíbrio, Tempest Rising promete ser um dos grandes lançamentos do gênero nos próximos anos.
Embora seja cedo para afirmar qualquer coisa, Tempest Rising se apresenta como uma oportunidade única de reviver a era dourada do RTS com uma roupagem moderna. Inclusive essa foi a mensagem passada pelos apresentadores: “Este é o jogo que eu sempre quis jogar, mas que infelizmente não fazem mais hoje em dia”.
Agora resta esperar o dia 24 de Abril quando Tempest Rising for lançado para PC para vermos como ficou sua versão final.
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