Black Mesa, o remake de Half-Life feito por fãs, que está em desenvolvimento desde 2004, ganhará sua segunda metade no inverno de 2017 e deve, enfim, ser finalizado. O projeto ganhou uma versão via Mod (modificação) com a primeira parte em 2012, mas em 2015 recebeusinal verde para ser comercializado na Steam como um produto completo. Ao que parece, em 2017 teremos uma versão “Source” do clássico Half-Life.
O projeto ganhou notoridade desde o primeiro momento em que a Valve confirmou que não faria um remake do primeiro título. O máximo que a empresa fez, foi lançar uma versão “HD”, com pouquíssimas mudanças, além de muito pontuais, que frustrou os fãs da franquia.
O atraso significativo no lançamento se dá pelo fato de que a equipe precisou retrabalhar em quase tudo para tornar Black Mesa um jogo completo e deixar o passado de Mod para trás. Além disso, eles focaram em mudanças e melhorias em relação ao jogo original, portanto algumas coisas podem estar diferentes para quem experimentou o Mod alguns anos antes (como eu). Um grande exemplo é a parte do planeta Xen, que está muito maior e mais trabalhada, como podem ver nas escalas abaixo: