[Hands-on] GRID precisa evoluir antes do lançamento
Jogamos, numa bela estação com volante e pedais, o próximo jogo da série GRID, chamado penas de GRID. O jogo é um reboot da série original, que estava “abandonado” haviam alguns anos.
A Codemasters resolveu então trazer de volta esta maravilha do gênero de corrida arcade. E com esse retorno temos as principais características da série original, como vasta quantidades de veículos (mais de 100 modelos), destruição do carro, afetando tanto o visual dele quanto a performance, muitos carros em um espaço relativamente pequeno de pista, aumentando ainda mais as chances de batidas, capotamentos, e rodopios na pista.
Há uma novidade bem interessante. Você pode conseguir rivais durante a corrida, até 5 deles na mesma corrida, que irão te atrapalhar e fazer de tudo para não te deixar passar ou completar a corrida. Sim, eles vão ficar jogando o carro contra você sempre que puderem. Assim que você ganha um rival, ele fica marcado com o nome de Nemesis em vermelho. Para irritá-los a este ponto, basta bater neles, jogá-los para fora ou ficar fechando eles de forma muito agressiva em ultrapassagens. Isso é bem legal, pois você pode ser extremamente agressivo no jogo, mas isso pode te custar algo.
Existem uma espécie de blocos de corridas. Caso você complete pelo menos 6 corridas de um bloco, isto libera uma corrida com um rival, somente você e ele. Não cheguei a jogar o modo, mas pelo descrito me lembrou algo parecido com Need for Speed Most Wanted.
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Falando de evolução, o game, pelo menos a build apresentada, precisa de melhorias. Não deu para sentir aquele gameplay maravilhoso que descobrimos com GRID 1. Me pareceu um jogo de corrida arcade engessado e genérico, sem marca registrada própria. O carro parecia sair, independente do modelo, toda hora de bunda. Em pistas de corrida, onde há grama, o desastre era ainda pior. Bastava tocar na grama e o carro rodava igual “bixo piruleta”. Mas para isso, o responsável pelo jogo me prometeu que haveria correção, que eles estavam cientes da sensibilidade da grama.
As texturas do ambiente e das pistas pareciam meio pobres também, levando em conta o gráfico incrível que GRID 1 entregou na época. Também foi dito que evoluções gráficas estariam presentes no lançamento do jogo.
Espero muito que este reboot surpreenda como GRID 1 fez em seu lançamento. Para a época, era sem duvida, o melhor jogo de corrida arcade da época, fosse em gráficos ou jogabilidade.
GRID será lançado dia 13 de Setembro para PC, Xbox, PS4 e, futuramente, Stadia.