Tivemos a chance de testar Alex Kidd In Miracle World DX, um remaster (com cara de remake) super fiel do jogo original, lançado 1989 no Brasil – agora completamente repaginado, sem perder o charme e dificuldade do jogo original. Quer saber ver detalhes e o que achamos? Vem comigo que eu vou te contar!
Breve contexto
Alex Kidd In Miracle World foi um sucesso pelo mundo e transformou Alex Kidd no mascote da SEGA quase que de maneira natural e instantânea, tamanha a popularidade do personagem. No Brasil, o título ficou famoso por ser o jogo que vinha “na memória” dos consoles Master System. No meu caso, tive um Master System II e Alex Kidd foi responsável por me moldar como o Gamer que sou hoje. Não a toa, até hoje hoje curto jogos mais difíceis de plataforma e fico sempre no aguardo de remakes de clássicos do passado, como é o caso de Alex Kidd In Miracle World DX.
Como é o jogo original?
Falando um pouco mais sobre o jogo, Alex Kidd em Miracle World é um jogo de plataforma 2D em que o jogador deve terminar as fases superando obstáculos e vários inimigos. Resumindo a história do jogo, Alex descobre que o vilão Janken derrotou o Rei Trovão, sequestrou o príncipe e transformou as pessoas do reino em pedra. Sabendo disso, Alex decide ir ao resgate e derrotar todos pelo caminho para trazer seu reino de volta à normalidade.
A principal habilidade de Alex é um soco capaz de destruir inimigos e quebrar pedras, a fim de acessar novos caminhos e coletar itens, como dinheiro. Este pode ser usado para comprar outros itens nos mercados entre as fases, incluindo veículos, como motocicletas e helicópteros.
O jogo ficou famoso por suas batalhas de Jan-ken-pon ( o famigerado, pedra papel e tesoura ) contra alguns chefes e por toda a tensão na época, de ter que lembrar os padrões de cada um dos inimigos. Perder nessa batalha ou tomar um dano durante os mapas leva o jogador a perder uma vida e recomeçar. Vale lembrar que o jogo original não tinha salvamento – perdeu todas as vidas, começa tudo de novo.
Apesar de Alex Kidd In Miracle World ter sido o grande responsável pela fama do protagonista, Alex Kidd fez tanto sucesso que de 1986 até 1990, a SEGA publicou seis jogos do menino macaco. O herói só foi deixado de lado após a apresentação do novo mascote, Sonic.
Alex Kidd In Miracle World DX
Agora vamos falar dele, Alex Kidd In Miracle World DX! O remaster está sendo produzido e publicado pela Merge Team, contando também com a Jankenteam no desenvolvimento. Apesar de estarmos chamando o jogo de remaster, não se iluda com terminologias, temos aqui um jogo novo! Mesmo que o esqueleto e a estrutura sejam os mesmos do jogo original, aqui temos um salto gráfico absurdo, melhorias de jogabilidade, incrementos na luta contra os chefes e ainda novos níveis, que expandem a história do jogo antigo.
Os gráficos de Alex Kidd In Miracle World DX são incríveis! O jogo finalmente conseguiu trazer uma personalidade e estética a altura do protagonista, dando cara a um mundo onde os jogadores tinham que usar muito a imaginação. Além disso, a jogabilidade se tornou muito mais fluida parecendo até mais fácil em diversos momentos.
Como dito antes, a estrutura do jogo e mecânicas originais se mantiveram em Alex Kidd In Miracle World DX. Você ainda terá que dar golpes certeiros e milimétricos no inimigos, fugir de ataques de longa distancia e até mesmo usar seus reflexos em fases com veículos. A prova disso é a presença de um botão que teletransporta o jogo diretamente para os anos 80. Isso mesmo, a mesma opção que vimos em Wonder Boy: Dragon’s Trap também está presente aqui.
Eu não sei vocês, mas o mais legal que eu acho dessa opção é a possibilidade de relembrar e de prestigiar a interpretação da equipe dos cenários e momentos do jogo clássico. O salto de tecnologia e a diferença de um para o outro irá colocar um sorriso no seu rosto com certeza.
Além disso, é muito importante dizer que o jogo está localizado em português. PT-BR confirmado, galera!
Trilha e efeitos sonoros
Falando agora um pouco sobre a trilha e efeitos sonoros, existem jogos que marcam a gente nesse quesito. Se você parar pra pensar, os jogos mais marcantes de antigamente tinham a trilha-sonora como ponto fortíssimo. Mario, Sonic, Street Fighter, Top Gear… e com Alex Kidd não é diferente. Eu cantarolava as músicas do jogo até hoje quando lembrava, e Alex Kidd In Miracle World DX levou a isso a outro patamar.
As músicas foram completamente refeitas e estão perfeitas! Não há nada o que ser criticado aqui. A trilha-sonora é a melhor que eu já vi nos últimos anos em jogos do estilo. Ela faz questão de ser alta e te levar pelos mapas. Nada de fundo, aqui a música te empurra a todo momento!
Fases disponíveis
Tivemos a chance de jogar e re-jogar 3 fases clássicas:
- A primeira e clássica fase do jogo – responsável pela desistência de muitos jogadores no passado;
- A fase da moto – se você passou da primeira ainda tinha o risco de dar game over nessa aqui;
- A fase do Helicóptero – que tinha uma mecânica inovadora para a época.
Apesar de o jogo não ter save point (pelo menos até então), agora temos a possibilidade de vidas infinitas. Ou seja, se você não quiser se frustrar com um game over, pode sempre que morrer voltar para um checkpoint ou para o início do nível. Isso com certeza vai deixar o jogo mais acessível para os velhos jogadores e para aqueles que querem um desafio com menos frustração. Não julguem quem quer só se divertir!
Alex Kidd In Miracle World DX é bom?
Ter uma prévia de Alex Kidd In Miracle World DX me deixou completamente empolgado com o que está por vir. Tudo o que vi parece ter sido fruto do que eu poderia imaginar de melhor para um remaster/remake. O título possui gráficos lindos, jogabilidade renovada, porém fiel ao jogo original, e tudo isso é complementado por uma trilha-sonora digna de prêmios, que irá emocionar os velhos jogadores.
Alex Kidd In Miracle World DX vem para mim como um dos jogos do ano e ainda bem que testamos o jogo perto de seu lançamento, senão seria difícil esperar por muito mais tempo!
O jogo está programado para ser lançado no dia 24 de Junho de 2021, para PC, Playstation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series.
Fique ligado no Última Ficha para novidades e para a análise final de Alex Kidd In Miracle World DX.