ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCH

Análise: Monster Harvest é um game disposto a lhe prender por horas

"Esse meu jeito de viver..."

Monster Harvest é um game com grandes chances de lhe prender por horas e horas com sua simplicidade disposta a atingir vários públicos e que cumpre bem seu objetivo de nos entreter e divertir. É um jogo de colheita, ou seja, um simulador de fazenda, mas que junta conceitos que deram certos nos jogos como criar seus monstros, ou melhor, seus planimais para batalhas e exploração e render um boa grana que irá ajudar a desenvolver a fazenda e, por consequência, os arredores. Vale ressaltar que o jogo está totalmente legendado em português.

Grow: Song of the Evertree estreia em novembro

A análise de Monster Harvest foi possível graças a um código cedido pela produtora. O jogo está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Steam.

Análise – Monster Harvest é um game disposto a lhe prender por horas

Começando uma nova vida!

Enquanto seu tio multibilionário desconhecido ainda não aparece diante de você na vida real dizendo que é o único herdeiro dele, aqui nosso personagem recebe uma carta ganhando uma fazenda de presente do tio cientista dele para cuidar, uma vez que o mesmo não possui tempo devido suas pesquisas no laboratório. Com isso, é explicado que novas espécies de animais foram descobertos ao utilizar compostos de diferentes slimes que reagem ao contato com as plantas e surgem então os planimais. Com isso, fica a cargo do nosso personagem zelar e prosperar a fazenda junto de seus novos companheiros.

A Fazenda

Na fazenda nos é dado serviços que variam entre limpar a área de plantio, arar, plantar e regar as sementes diariamente. A medida que avançamos no jogo, novas instalações são liberadas ao custo de recursos que encontramos na natureza, os quais podem ser madeiras, troncos e minerais. Dentre novas áreas da fazenda está uma estufa, estábulo, celeiro e uma área para guardarmos nossos planimais.

Planimais, Masmorras e Gosmas (Slimes)

Planimais

Há um bom tempo venho citando os planimais sem debruçar muito sobre, mas foi intencional, pois aqui está uma boa sacada de Harvest Monster, onde não se baseia em apenas plantar, colher e alimentar animais. Lembrando o consagrado Pokémon, sendo a diferença, que em vez de capturar nossos aliados, devemos pegar a semente, plantar e cuidar dela até que surja um novo companheiro, ele varia de acordo com a semente plantada, que vai servir para nos proteger de monstros quando vamos explorar a Dungeon e também para uma série de “batalha planimal” contra outros cuidadores. Além disso, eles seguem um sistema de evolução que vai liberando novas habilidades ao alcançar certos níveis e com isso ficam mais fortes. Mas cuidado quando perder uma batalha mesmo contra outro cuidador, pois eles não desmaiam apenas, mas viram essências de planimais, que funcionam como adubo para melhorar o nível do solo da fazendo e os novos monstrinhos já germinarem com níveis elevados. Sim, as batalhas são de vida ou morte!

Nos é permitido andar com até 6 planimais não sendo permitido usar do mesmo tipo no grupo. Ao passar o total estipulado, serão enviados aos estábulos para usar depois e variar o grupo ou mesmo vender a um bom preço para gerar recursos. As batalhas entre planimais seguem o estilo de turno e não é permitido trocar, ele segue a ordem de escolha no menu para batalha.

Masmorras

Aqui é o lugar onde vamos explorar sempre que chega o turno da noite para encontrar minerais, pescar, pegar madeiras, coletar gosmas que influenciam diretamente nas sementes plantadas e evoluir os nossos monstrinhos. É divido em 5 áreas que automaticamente somos retirados ao concluir todo o local, sempre com generosas recompensas de sementes.

Gosmas (slimes)

Elas são o motivo de querermos sempre explorar, além dos minerais essenciais para evoluir equipamentos do personagem. Isso se dá os três tipos de gosmas, que são a vermelha, verde a azul e influenciam diretamente de como as sementes vão germinar ou se podem até virarem planimais para a coleção.
Gosma vermelha são os que modificam a semente que, dependendo de qual é plantada, surge um tipo diferente de planimal para se juntar ao time. A gosma verde acelera o processo de germinação, que em vez de levar dias, vai surgir na hora uma planta com sementes prontas para colheita ou um planiamal. Gosma azul é responsável em gerar planimais que não batalham, mas servem como gado para gerar alimento ou mesmo criar até a maturidade

Análise – Monster Harvest: masmorras onde encontramos materiais e monstros

Personagem, equipamentos, evolução e arredores

Nosso personagem possui sua própria barra de xp e vigor. Somos munidos de materiais necessários para cuidados da fazenda como enxada, picareta, machado e um regador. A medida que vamos ganhando nível, outros equipamentos surgem para ajudar nos cuidados da fazenda tais como encanamento para irrigação, “conserveira”, “geleira”, espantalhos e outros apetrechos que modificam o cenário e deixam a fazenda ao estilo de cada jogador.

Nos arredores da fazenda temos a cidade Planimalia (ok, tudo gira em torno dos planimais), onde os moradores estão sempre fazendo eventos semanais ou mensais que variam em festas gastronômicas, exposição dos planimais de criação e novas áreas são descobertas a medida que vamos avançando e explorando o game. Podemos interagir com os moradores com presentes e em troca aumentamos afinidades com eles para nos render presentes. Há também o comércio local para evoluirmos nossos equipamentos e aumentar o espaço da mochila para carregamos mais itens diferentes.

Nem tudo é um mar de rosas planimais

Trocadilhos à parte, deu para ter uma ideia do tanto de coisa que podemos fazer em Monster Harvest, que além dos cuidados básicos da fazenda, podemos evoluir nossos mosntrinhos, cuidar de cada um deles e aumentar a coleção dos mesmos. Mas quero pontuar aqui certas observações que podem influenciar diretamente na interação com o jogo.

Começando pelo personagem que a progressão de nível para de repente. Após liberar certos suportes, não é mais possível evoluí-lo. Ok acontecer isso, mas é algo bem rápido de se alcançar e pode deixar um jogo mais repetitivo quanto a este aspecto. Em certos momentos há atrasos no comando dado ao que vai ver na tela e, para aqueles mais apressados, pode gerar uma duplicidade de comando para perder uma ação ou comando. Também, ao acessar o menu, o personagem faz alguma ação se tiver com o item selecionado podendo gastar sementes ou vigor, o qual é essencial para mantê-lo acordado.

O sistema de batalha é simples, mas até demais. Os monstros não possuem afinidades que podem dar desvantagem ou vantagem em batalha. Apenas o nível é o diferencial se vai ganhar ou não a luta ou se batalhamos em excesso com o planimal, que devemos trocar caso não queiramos perdê-lo devido aos pontos de vida se manterem após cada batalha concluída e não possuir poções para recuperar a saúde.

Os gráficos são intencionalmente no estilo retrô, mas são extremamente simples e bem quadriculados quando, em batalha, é dado um zoom no planimal. Não há música de conclusão de batalha e as habilidades, após chegar ao level 8 de cada mosntro, já não há mais o que ganhar de skill e se mantém sempre as mesmo ações.

Análise – Monster Harvest: conclusão

Monster Harvest é um bom jogo que nos prende para ficar jogando e cuidar da fazenda e dos planimais de acordo com o nosso jeito e preferências. A localização em português brasileiro está perfeita, o que abrange mais jogadores para um gameplay preciso, direto no que se deve ser feito e render boas horas de jogo. A falta de recursos, batalhas mais elaboras que requerem mais estratégias, creio eu, que uma atualização resolveria esta observação apresentada, bem como aquisição de missões paralelas poderão incrementar mais ainda o game e interação com NPCs. O jogo, ainda sim, cumpre seu objetivo de divertir e nos agrada sempre ao vermos a fazenda rendendo e evoluindo a cada nova estação!

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Galeria de imagens do game

Monster Harvest

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 7
Áudio e trilha-sonora - 7
Diversão - 7

7

Bom!

Monster Harvest é um bom jogo que nos prende para ficar jogando e cuidar da fazendo e dos planimais de acordo com o nosso jeito e preferências. A localização em português brasileiro está perfeita, o que abrange mais jogadores para um gameplay preciso e direto no que se deve ser feito e render boas horas de jogo. A falta de recursos, batalhas mais elaboras que requerem mais estratégias, creio eu, que uma atualização resolveria esta observação apresentada, bem como missões paralelas poderão incrementar mais ainda o game e interação com NPCs. O jogo, ainda sim, cumpre seu objetivo de divertir e nos agrada sempre ao vermos afazenda rendendo e evoluindo a cada nova estação!

User Rating: Be the first one !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo