As imagens via satélite revolucionaram inúmeras áreas, da engenharia à conservação ambiental. Mas quando o clima está nublado, as nuvens precisam ser retiradas das fotos ou manualmente – em um processo lento e trabalhoso – ou por técnicas de machine learning que requerem uma grande quantidade de imagens de treino para remover nuvens.
Como instalar SSD no PS5? [+vídeo e comparativo com WD_BLACK SN850]
Pois pesquisadores da Universidade de Osaka conseguiram tornar esse processo de remover nuvens muito mais ágil utilizando uma rede adversária generativa (conhecida pela sigla em inglês “GAN”) e uma das placas de vídeo mais populares da NVIDIA: a GeForce GTX 1060.
“Ao treinar a GAN a ‘enganar’ a rede a pensar que uma imagem é real, nós conseguimos imagens reconstruídas que são muito mais consistentes,” explicou o pesquisador Kazunosuke Ikeno.
O GAN utilizado pelos cientistas consiste em dois algoritmos: um primeiro que reconstrói imagens sem as nuvens, e um segundo que compara as imagens do primeiro algoritmo com imagens reais.
Os dois algoritmos, portanto, “competem” entre si automaticamente, sem a necessidade de uma grande quantidade de dados, resultando em imagens extremamente realistas sem as nuvens.
Os modelos foram treinados em um PC com uma GeForce GTX 1060 usando o sistema Ubuntu. No futuro, os pesquisadores querem usar a técnica para detectar outros objetos além de nuvens, como estradas e rios e imagens aéreas.