Steins;Gate 0 chega em novembro ao ocidente para PS4 e PS Vita
Se você é fã de animes e visual novels, já deve ter ouvido falar de Steins;Gate em algum momento. O game é considerado um dos melhores do gênero de todos os tempos e a adaptação para anime de 2011 é igualmente aclamada. Curiosamente, o jogo foi lançado primeiro para o Xbox 360 em 2009, e foi nos anos seguintes adaptado para PS3, PS Vita e Microsoft Windows.
A esperada “sequência” do game foi lançada no Japão no fim do ano passado para todos os atuais consoles da família PlayStation (incluindo o PS3) e para Windows em agosto desse ano. Só que Steins;Gate 0 é uma continuação um pouco diferentes pois se passa em uma linha do tempo onde as coisas deram um pouco errado. Vamos explicar melhor abaixo.
Para quem não conhece, Steins;Gate trata de assuntos complexos como viagem no tempo e dimensões paralelas. Acompanhamos a história de um grupo de jovens adultos encabeçados por Rintaro Okabe (pseudo-cientista maluco), Kurisu Makise (amiga e rival de Okabe, mas ao contrário dele uma cientista prodígio), Mayuri Shiina (cabeça-de-vento mas amiga fiel e carinhosa de todos) e Itaru Hashida (otaku e hacker) e suas desventuras enquanto tentam resolver uma complicadíssima confusão envolvendo questões temporais, um futuro sombrio e a morte de diversos personagens. Ao longo da história, Okabe tem acesso a uma espécie de máquina do tempo, que transfere sua consciência do presente para o passado: ele basicamente sabe tudo o que aconteceu até o momento da transferência mental desde o momento para o qual foi transferido e assim tenta mudar os acontecimentos futuros.
O jogo oferece uma série de rotas e finais possíveis, tristes ou felizes, muitos envolvendo personagens secundários (e são vários personagens, quase todos incrivelmente multifacetados e interessantes). É a partir de uma das linhas do tempo especialmente sombria, na qual um dos personagens principais morre, que Steins;Gate 0 se passa.
Não é preciso dizer, portanto, que o novo jogo estará recheado de spoilers do original e é praticamente obrigatório jogá-lo primeiro (felizmente, o jogo está disponível no ocidente por um preço acessível e entre frequentemente em promoção na PSN).
Em um depoimento com spoilers do primeiro jogo no site da PlayStation (em português), Adam Lensenmayer, gerente de localização de Steins;Gate 0 falou sobre o projeto e como ele se desenvolve e evolui frente ao primeiro jogo. “Steins;Gate 0 é uma história muito mais sombria que Steins;Gate. A original lhe pediu para repetidamente fazer uma escolha sobre o quanto você estava disposto a sacrificar[…]” diz Adam, “Zero é uma história sobre viver com as consequências destas escolhas, mesmo que não sejam necessariamente o que você quer”.
Steins;Gate 0 chega ao ocidente no dia 29 de novembro, disponível para PS Vita e PS4.