O ano de 2016 teve como grande representante da série Dragon Ball o jogo Xenoverse 2, que chegou com grande status e uma grande qualidade. Porém, seu primo pobre e distante exclusivo para 3DS, Dragon Ball Fusions, que chegou sem tanto alarde, entrega uma experiência muito divertida e viciante batendo de frente com Xenoverse 2.
Confiram nossas impressões deste RPG exclusivo de 3DS que surpreende por sua qualidade.
Shenlong, realize meu desejo
A história de Fusions bebe da fonte de Xenoverse, porém, com algumas diferenças cruciais. Você é o personagem Tekka e antes de sua aventura, poderá escolher sua raça entre as seguintes opções: humano, alienígena, majin, namek ou sayajin. Você e seu rival Pinich reúnem as 7 esferas do dragão para que possam realizar um torneio para que seja escolhido o mais forte do universo. Porém, nem tudo sai como o planejado e eles são sugados por um buraco dimensional.
Os rivais se separam para ficar mais fortes e investigarem esse novo e estranho mundo. Você logo descobre que essa dimensão é uma união de diversos locais e momentos de toda a história de Dragon Ball. Seu time (que terá 5 integrantes) será composto por Trunks e Goten criança, Goku criança de Dragon Ball e Pan de Dragon Ball GT. Contudo, isso não impede que você encontre personagens como Trunks do futuro, Goku adulto (da saga Super), Bills e muitos outros personagens.
Inclusive esse é o primeiro ponto que destaco neste jogo, a quantidade de personagens é absurda (e não somente os da série). Também é feito um incrível fanservice ao ter personagens de TODAS as sagas de Dragon Ball, DBZ, DB Super e DB GT. Ainda, existe um quiz diário para testar seus conhecimentos e ver se você é mesmo fã de Dragon Ball. Já posso adiantar, as perguntas são bem difíceis.
Fuuuu-são HÁ
Como o próprio nome do jogo já entrega, ele é focado na fusão dos personagens. Entretanto, há um detalhe para se ficar atento: Existem pouquíssimas travas de fusão e tudo acaba virando uma bagunça louca (porém positiva). O seu personagem pode fundir com todos os outros do jogo – sem exceção (não que eu tenha encontrado alguma, pelo menos). Já os outros personagens tem algum tipo de limitação, o Bardock, por exemplo, pode somente se fundir com o Goku adulto. Já o Goku criança, somente com o Kuririn ou o Gohan adolescente. E a Pan, somente com a Bulla ou com a Videl.
O jogo não é feito somente de personagens conhecidos, mas também de personagens secundários (espécie de NPCs) que têm pequena participação na história e que também podem ser recrutados para o seu time. Aqui, entra uma mecânica que é viciante e penosa ao mesmo tempo. Seu objetivo é fazer as fusões de seus personagens para que tenha o melhor guerreiro no seu time. Eles vão da classe C até a classe S (sendo a classe G a melhor de todas). Ao mesmo tempo que é viciante ficar fazendo e desfazendo as fusões, algumas são simplesmente loucura. Muitas dessas fusões necessitam atender pré requisitos como: Para fazer a fusão do personagem A e B você precisa que ambos estejam no nível 40, que A já tenha fundido antes com o personagem C e que o B tenha feito o mesmo com o D. Além disso, você precisa ter um título específico que só vai conseguir após realizar tal função X.
Como podem ver, pode ser um tanto desanimador conseguir a melhor fusão do jogo. Aliado a isso, o sistema de “captura” não é nada preciso. Você tem que entrar nas lutas e torcer para que o personagem ou raça que você queira esteja neste grupo. Caso contrário terá que procurar outro time até acha-lo.
Raças e mecânicas
Diferente de Xenoverse, que é um RPG com mecânicas de luta, Dragon Ball Fusions é um RPG mais tradicional de turno que mistura diversas mecânicas muito interessantes. O combate é composto por uma linha de ação onde cada personagem tem sua velocidade. A cada ataque deferido contra um personagem, ele recua um pouco na linha de ação. A cada luta você fica numa arena de diversos tamanhos e formatos onde, ao ser jogado fora dela, você terá aquele personagem jogado para o fim da linha de ação. Ainda existe a possibilidade de direcionar o ataque para o lugar que deseja podendo infligir dano contra um inimigo ou então jogá-lo contra um aliado para receber uma porrada a mais. Essa mecânica é muito legal e dá um dinamismo muito grande a cada luta, com diversas possibilidades. Os golpes são divididos em 3 tipos: Suporte (Kaio ken por exemplo), Fisico ou golpe de energia.
Dentre outras necessidades que você terá ao longo do jogo podemos destacar: quebrar barreiras para poder passar dos níveis, e abrir cenários e personagens que lhe darão mais quests e poder. Cada raça tem um tipo de poder e você poderá acumular ele a cada novo integrante em seu grupo. Como exemplo, para quebrar a barreira de Cooler em sua última forma você precisará de 666 de cada energia. Já a do mundo de Bills, precisará de 999 de cada energia (999 é o máximo que pode segurar).
Posso afirmar que essas mecânicas fazem com que Dragon Ball Fusions seja delicioso de ser jogado e que você poderá ficar horas colhendo energia e desbloqueando tudo.
O jogo termina, mas a aventura não
Após um pouco mais de 20 horas de jogo, eu finalizei Dragon Ball Fusions com um time muito forte classe S e no level 70. Porém, ele libera muita coisa e quests pós jogo para que você ainda tenha mais horas de diversão e que monte o time perfeito para poder desafiar seus amigos no multiplayer.
Dragon Ball Fusions apresenta uma mecânica extremamente viciante, que lhe prenderá por horas mesmo após o término do game. A procura pela fusão perfeita é muito legal, mas penosa demais em minha opinião, chegando a ser desanimador de vez em quando. O fato de misturar o universo de todas as séries de Dragon Ball é algo muito divertido e certamente arrancará um belo sorriso de todos os fãs que o jogarem. A história é um pouco simples, mas não chega a atrapalhar o percurso da aventura, que também conta com um ótimo humor típico da série.
{{
game = [Dragon Ball Fusions]
info = [Lançamento: 22/11/2016]
info = [Produtora: Ganbarion]
info = [Distribuidora: Bandai Namco]
plataformas = [3DS]
nota = [4/5]
decisão = [Compra obrigatória]
texto = [Dragon Ball Fusions traz uma experiência]
texto = [viciante para os jogadores]
positivo = [gameplay viciante]
positivo = [fusões]
positivo = [estilo do jogo]
positivo = [combinação de gerações]
negativo = [História simples]
negativo = [Fusões penosas]
}}