A guerra política chegou ao video-games. League of Legends está proibido no Irã e na Síria. Isso se deve às crescentes tensões entre os EUA e o Irã (a Síria é uma aliada do Irã, e é por isso que ela também é afetada).Ao tentar fazer login, os jogadores no Irã e na Síria recebem esta mensagem: “Devido às leis e regulamentações dos EUA, os jogadores em seu país não podem acessar League of Legends neste momento. Essas restrições estão sujeitas a alterações pelo governo dos EUA. se e quando isso acontecer, estaremos ansiosos para tê-lo de volta à batalha. “
Donald Trump, presidente americano, recentemente impôs sanções comerciais ao Irã, detalhando que as empresas daquele país não podem negociar com os Estados Unidos. League of Legends, como a maioria dos jogos gratuitos, tem microtransações que se enquadram na categoria de negociação. Portanto, ele deve obedecer a essas restrições.
Com jeitinho “alá brazuca” , os jogadores iranianos e sírios estão encontrando maneiras de contornar a proibição, como usar uma VPN, mas está sendo complicado para alguns, já que o VPNs nessas países podem ser caros.